quarta-feira, 28 de maio de 2008

Casa e Capela de Santo António em Albergaria-a-Velha


A Casa e Capela de Santo António, é um dos mais notáveis solares do concelho de Albergaria-a-Velha, tendo sido edificado no final da década de 30 do século XVIII, pelo Cap. Dr. João Ferreira da Cruz.

É uma belíssima construção de tipo provincial, cuja cantaria é toda em granito da região, com uma fachada que se estende ao longo da estrada, dividida em três zonas separadas por pilastras toscanas: zona habitacional, portão nobre e capela.

Esta casa manteve-se na descendência do Cap. Dr. João Ferreira da Cruz até à primeira metade do século XIX, tendo passado por seu filho Cap. Dr. João Gualberto Xavier da Cruz Tavares e Carvalho e por seu neto António Constantino Álvares de Lemos Tavares e Carvalho. Este último, vendeu esta casa a seu cunhado João Henriques Ferreira, mantendo-se a mesma na descendência deste até 1967, tendo passado por sua filha D. Angélica Ernestina Henriques de Castro Ferreira - Baronesa de Benfica - e por sua filha D. Hermina Henriques de Castro, que a vendeu ao seu actual proprietário.

Desta forma, a genealogia ocupa nestes escritos um papel primordial, já que recuámos no tempo e fomos ao encontro dos mais remotos antepassados dos senhores desta casa, tendo chegado numa primeira parte ao século XVI, numa segunda ao século IX e numa terceira parte ao século XVI.

Não faltam, também, inúmeras reproduções heráldicas e respectivas descrições, de forma a que os descendentes da família possam conhecer as armas utilizadas por seus antepassados.

O ressurgimento do gosto pela Genealogia faz com que esta ciência seja hoje uma ciência intimamente interligada a muitas outras e que o resultado dos seus estudos venham muitas vezes trazer a público descobertas preciosas. Nesta obra, a Genealogia ocupa um papel primordial, adoptando uma perspectiva verdadeiramente interdisciplinar: para além de estudar a “Casa e Capela de Santo António”,nas vertentes histórica e artística, discorre sobre a genealogia de uma família ilustre e influente na sua terra nas suas múltiplas linhas ascendentes e descendentes.

Fonte: Delfim Bismarck Ferreira, "Casa e Capela de Santo António em Albergaria-a-Velha (Século XVIII)"



A Casa:

"Está dividida em 3 partes: parte domiciliária, portão nobre e capela, datando esta última de 1750.

A parte domiciliária, de maior dimensão, é tratada com pilastras toscanas enquadradas na cimalha do sub-beirado.

As janelas, ou são de avental esculpido, ou de sacada, estas últimas sobre uma base trabalhada de granito aguentada por cachorros em voluta. (...)

A Capela sobressaindo da construção acima da corrija em frustão liso com uma janela circular - óculo - termina na torre sineira profusamente trabalhada, e assinalada na fachada com um corpo distinto."

Fonte: "Nós mostramos-lhe....", Escola Secundária de Albergaria-a-Velha, 1994

Sem comentários: