quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Artur Dias Maia, ciclista


Artur Dias Maia nasceu em 1898 em São João de Loure, tendo sido um conceituado ciclista nos anos 20 e 30 do século passado.

Como ciclista participou em diversas Voltas à Portugal, entre elas a 1ª Volta a Portugal em Bicicleta, em 1927, na qual se classificou em 7º lugar, ao serviço da equipa do Bairro de Inglaterra.

Ingressa posteriormente na equipa do Sport Lisboa e Benfica onde então figurava o grande José Maria Nicolau, a quem ajudou a vencer algumas voltas a Portugal (1931 e 1934), tendo-se classificado em 8º lugar na segunda edição da Volta a Portugal que se realizou apenas em 1931.

Nota: A Volta a Portugal começou em 1927, no entanto a segunda edição apenas se realizou em 1931. Em 1936 e 1937 a Volta voltou a não se realizar.

Curiosidade

De todas as medalhas, a que para ele teve mais signficado foi-lhe atribuída por uma corporação de Bombeiros, porque durante uma prova em que ele pedalava sozinho numa estrada à beira mar, viu uma criada a pedir socorro pois uma menina tinha caído ao mar e não estava a conseguir voltar para terra. Sendo uma pessoa de grande porte e enrijecido pelos muitos anos de bicicleta, saltou da bicicleta e atirou-se ao mar, conseguindo trazer a criança a salvo.

Terminado o salvamento, montou a bicicleta e foi acabar a prova.

Só mais tarde, os pais da criança, que eram pessoas abastadas e de grande importância na terra, procuram saber quem tinha sido o tal ciclista que lhes salvou a filha e fizeram-lhe uma homenagem, com os bombeiros a oferecerem-lhe a tal medalha ...

Fontes: Arthur Alves (neto); Veloluso / Dr. Delfim Bismarck (Jornal de Albergaria, 25.05.2010)

Era irmão de Joaquim Dias Maia, um dos pioneiros do ciclismo nacional.



Foram os ciclistas Alfredo Trindade e José Maria Nicolau que, nos anos 30 do século passado, alimentaram a «guerra» Benfica-Sporting, fazendo-a crescer a todo o país, numa altura em que não havia televisão para ver os jogos de futebol, a rádio não era para todos, os jornais chegavam atrasados e as próprias estradas dificultavam as deslocações. Restava a passagem das caravanas do ciclismo para alimentar a chama do clubismo, mesmo quando ofereciam apenas uma simples bandeirinha. O equilíbrio do valor dos dois ciclistas fez o resto, com multidões a assistir ora ao triunfo de um, ora de outro. Quem viu as proezas de Trindade ficou fã do Sporting e quem vibrou mais com as pedaladas de Nicolau tornou-se adepto do Benfica

Fonte: Luís Óscar (Record)



(actualizado em 11.06.2010, incluíndo foto)

Agradecimentos: Dr. Delfim Bismarck e Sr. Aristides Maia

Mais informações: Jornal de Albergaria / Imagens de Albergaria

2 comentários:

ags disse...

Boa noite,

chegaram-me às mãos 2 fotos antigas deste ciclista. Para onde as posso enviar digitalizadas?

Eu moro no Cartaxo.

Arlindo Santos
93 765 7001

Blogger disse...

Pode enviar para o nosso e-mail s.f.f.

blog.3850@yahoo.com

obrigado