Orago - São Paio Área - 7,95 Km2
Armas - Escudo de vermelho, um pelourinho de prata entre uma cruz da Ordem de Malta do mesmo, à dextra uma fonte heráldica de prata e azul, à sinistra; em chefe, livro aberto de prata, carregado de uma pena de azul, posta em barra; campanha diminuta ondeada de prata e azul. Coroa mural de prata de quatro torres.
Listel branco, com a legenda a negro em maiúsculas : “ FROSSOS – ALBERGARIA-A-VELHA “.
Bandeira - Esquartelada de branco e azul, cordões e borlas de prata e azul. Haste e Lança de ouro
Publicada no Diário da República, III Série de 29/10/1997
A pena sobre o livro simboliza S. Paio - ou S. Plágio, conforme lhe chamam noutros locais - Tal como se vê na Igreja da freguesia, como seu padroeiro e protector.
Frossos mereceu um foral de El-Rei D. Manuel I dado em 1514 por ter sido sede de um concelho medieval. Ainda hoje é uma freguesia com sede em Vila.
Este Rei, além de beneficiar a Vila de Frossos com o Foral a que nos referimos, merece um especial carinho da sua população, pois promoveu como nunca o seu desenvolvimento, com a criação de um Julgado e de um Concelho, extintos em 1838.
Assim, as Armas Reais de Portugal gravadas no seu Pelourinho o atestam.
A cruz de Malta é uma homenagem à Ordem de Malta, de que a freguesia era foreira, encontrando-se ainda nos limites do seu território marcos de pedra com aquela cruz gravada.
A arruela de água representa a Laguna (pateira), devidamente preservada na freguesia, e onde abunda a flora e a fauna no seu estado natural.
O contrachefe significa o Rio Vouga que é limite da freguesia a poente
Fonte: net
Sem comentários:
Enviar um comentário