quarta-feira, 3 de dezembro de 2008
Jobra - Associação de Jovens da Branca
A JOBRA (acrónimo de Jovens da Branca) surgiu, em Dezembro de 1969, no, então, lugar da Branca, na sequência da dissolução da JAC - Juventude Agrária Católica, tendo como princípios base a ocupação dos tempos livres dos jovens mediante a promoção de actividades de índole socio-cultural, recreativa e desportiva.
Desde a sua constituição, os associados da JOBRA orientaram-se sob valores católicos, tendo sempre obtido a colaboração dos párocos da Branca. No entanto, em 1982, a JOBRA decidiu libertar-se da "tutela" da Igreja, tendo então sido formalizada a sua constituição enquanto Associação.
A constituição da Associação coincidiu com a criação de um grupo Coral, sob a égide do Maestro Manuel Pinto, tendo sido, posteriormente, alargado o seu âmbito de actuação mediante a criação das secções de Teatro e Danças. Estas três secções motivaram a realização de espectáculos culturais, entre 1976 e 1988, tendo por atracção o Professor Marcos do Vale, famoso hipnotizador da região, que sempre colaborou graciosamente com a JOBRA.
A criação da Escola de Música, actual Conservatório de Música da Jobra, foi outro dos momentos importantes da sua história, contribuindo para a formação cultural e musical dos jovens da Branca e freguesias limítrofes.
A JOBRA obteve igualmente uma grande expansão das actividades desportivas, com ênfase para o Badminton, com vários campeões regionais e o Futebol de Salão, ambas já desactivadas, e o Atletismo, com atletas de renome como Marina Bastos, Ricardo Barbosa e, mais recentemente, Joana Nunes.
Apenas em 1987, a JOBRA teve acesso a um recinto desportivo polivalente, o que possibilitou a criação das secções de Voleibol, já suspensa, e Andebol [entretanto desactivada], que tem obtido um assinalável sucesso. No entanto, o facto do recinto ser descoberto motivava a necessidade de recorrer ao Pavilhão da Escola Secundária de Albergaria-a-Velha para aí realizar, durante a época de Inverno, os treinos e jogos das equipas de Andebol.
Mais recentemente, a inauguração do Pavilhão da Branca e do Centro Cultural da Branca foram fundamentais para a consolidação das actividades promovidas pelas associações da Branca, nomeadamente da Jobra.
Mais informações
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
03/12/2008
Filipe Ferreira, atleta júnior da secção de Atletismo da Associação de Jovens da Branca - JOBRA, foi convocado para participar nos Campeonatos Europeus de Corta-Mato, que se realizam no próximo dia 14 de Dezembro, na Bélgica.
Atletas internacionais pela Jobra:
RICARDO BARBOSA - Jornadas Olimpicas de Paris em 2003
ROGÉRIO BESSA - Campeonato de Europa de C. Mato Junior 12 Dez. 2004 Heringsdorf - Alemanha
JOANA NUNES - Campeonato Europeu Montanha - França 2007
Atletas campeões nacionais da Jobra:
RICARDO BARBOSA - Campeão Olimpico Jovem Nacional 1500 Mts - 2003
MARINA BASTOS - Campeã Nacional D.N. Jovem de 800 e 1500 Mts - 1986
Atletas no pódio em campeonatos Nacionais:
Marina Bastos em 800Mts de 1500Mts em 1986
Fernando Adrião - 3º Clas. Campeonatos Nacionais de 3000 Mts Obstáculos 1992
Ricardo Barbosa - em 800 Mts e 1500 Mts em 2002 e 2003
Bruno Henriques - 2º Clas. Campeonatoa Nacionais de Corta-mato em 2004
Classificações Colectivas em destaque:
2º e 3º Lugar Campeonato Nacional de Corta-mato de Juvenis 1997 e 1998
3º Lugar Campeonato Nacional de Montanha 2000
Fonte: http://www.jobra.pt
Rogério Bessa
http://home.utad.pt/~aautad/index.php?option=com_content&view=article&id=74:atleta-internacional-representa-as-cores-da-aautad&catid=44:atletismo&Itemid=70
Enviar um comentário