Pelágio Oliveira Brandão nasceu em Frossos em 1921. Aos 16 anos inicia a sua trajectória de sucesso quando emigra para o Brasil "trazendo em sua bagagem um curso prático de contabilidade, muita garra e determinação".
Quando chega a Fortaleza começa a trabalhar com seu pai, o Sr. Pelágio Rodrigues Oliveira, que era sócio, com outros dois portugueses, da firma Abreu Oliveira & Cia Ltda, que englobavam a Padaria Lisbonense, a Padaria Lisboa e a Padaria Industrial.
Pelágio aprendeu tudo sobre o ramo de panificação e em 1946 – então com 25 anos – compra a Padaria Estrela, com dinheiro emprestado pelo pai, nascendo, assim, a Padaria Estrela no centro da cidade de Fortaleza (Ceará).
A partir dos anos 70, a empresa inicia o fabrico de biscoitos, abrindo uma subdivisão na produção da Padaria Estrela, que viria a constituir a semente da Fábrica Estrela, indústria de produtos alimentícios derivados de trigo.
Era o inicio daquele que é atualmente um dos maiores complexos industriais do Ceará -o Grupo PELÁGIO OLIVEIRA S/A que gera atualmente mais de 1.800 empregos.
No início dos anos 80, a empresa instala-se em Maracanaú (Ceará) e enceta também o fabrico de macarrão (e outras massas) em complemento do fabrico de biscoitos.
Essa decisão traduziu o grande salto da empresa, consolidando no mercado a marca Fábrica Estrela.
No final da década de 90, é introduzida a marca Pelaggio inovando com a produção de biscoitos Wafers e de Recheados com sabores mistos.
Fontes: Fábrica Estrela: (1) / (2) / O Povo online
Troféu “Martim Soares Moreno da Comunidade Portuguesa”
Pelágio de Oliveira Brandão é um homem de visão empreendedora e muita disposição para o trabalho cuja história faz parte da presença da Comunidade Lusa de Fortaleza, de Maracanaú e da propria imigração portuguesa no Brasil. É um elo entre o passado, presente e inesquecivel futuro.
O empresário português foi homenageado com o troféu “Martim Soares Moreno da Comunidade Portuguesa” que foi entregue no Dia de Portugal (10 de Junho de 2011).
4 comentários:
http://blog.opovo.com.br/portugalsempassaporte/trofeu-martim-soares-moreno-da-comunidade-portuguesa-no-ceara-2011-serao-entregues-no-dia-de-portugal-10-de-junho-no-pirata/
RC disse...
Conheci pessoalmente o Sr. Pelágio Brandão em Albergaria a Velha por ocasião das suas visitas a Portugal nos anos oitenta e noventa do séc. XX. Uma pessoa educadíssima, um verdadeiro gentleman sem nada a ver com alguns inchados novos-ricos dos brasis do antigamente. Um senhor!
Faleceu em 08-12-2014
https://www.mundolusiada.com.br/comunidade/falece-pelagio-brandao-um-dos-grandes-nomes-da-comunidade-portuguesa-no-ceara/
1916 - março - Pelágio Rodrigues de Oliveira, José Teixeira de Abreu e Abílio Rodrigues de Oliveira fundaram a Padaria Lisbonense; a Padaria Industrial, na Rua Senador Pompeu nº 400/406 (antigos, atual 1514); e na Avenida Visconde do Rio Branco nº 628 (antigo, hoje 1728) a Padaria Lisboa, com a firma Abreu, Oliveira & Cia.
Os produtores já vinham com produtos de panificação desde 1875.
Fonte: Cronologia Ilustrada de Fortaleza - Roteiro para um turismo histórico e cultural - 2005
Autor: Miguel Angelo de Azevedo - Nirez - 2005
http://arquivonirez.com.br/?page_id=66
Enviar um comentário