segunda-feira, 30 de março de 2009

"Batalha" de Albergaria-a-Nova (Maio de 1809)

A "Batalha" de Albergaria-a-Nova, de 10 de Maio de 1809, foi resultante de uma tentativa falhada do exército anglo-português, liderado pelo General Arthur Wellesley (Wellington), de derrotar a "guarda avançada" do Marechal Soult que se localizava na região do Porto.

Após ocupar o Porto em 29 de Março de 1809, Soult "colocou" as divisões de cavalaria (do general Franceschi) e de infantaria (do general Mermet) entre o Porto e o rio Vouga (trinta milhas ao sul).

No início de Maio essas forças estendiam-se ao longo da principal estrada do Porto até Coimbra. Uma “guarda-avançada” composta por 1200 elementos de cavalaria e 700 de infantaria foi colocada em Albergaria-a-Nova, três milhas ao norte do Vouga, enquanto que as forças lideradas por Mermet foram repartidas entre Santa Maria da Feira (15 milhas a norte) e Grijó (22 milhas a norte).

Wellesley esperava surpreender Franceschi entre duas forças. A principal força britânica, composta por cinco brigadas de infantaria e uma de cavalaria, faria um ataque frontal sobre a posição francesa, enquanto que as forças lideradas por Hill e Cameron se deslocariam por mar, até a costa de Ovar, com o objectivo de posteriormente travar a retirada de Franceschi.

O plano falhou por duas razões. Para ser bem sucedido, Wellesley tinha que atacar o exército francês antes de este se aperceber que ele estava por perto, mas o General Soult obteve, em 8 de Maio, informações desse ataque do exércio luso-britânico através de um francês, o Capitão Argenton, que tinha mantido negociações com o antecessor de Wellesley.

O segundo motivo para o fracasso do plano do Wellesley foi a necessidade de efectuar um longo percurso noite-adentro num país que lhe era desconhecido. O plano previa a utilização de cinco esquadras de cavalaria (lideradas pelo General Cotton) e divisões de infantaria (chefiadas por Murray e Richard Stewart) para atacar em conjunto os homens liderados pelo General Franceschi.

O percurso nocturno por mar-adentro foi mais demorado do que o esperado. As forças de cavalaria do General Cotton iniciaram o ataque ao “piquete” do exército francês às cinco horas da manhã, mas depois descobriram que o resto dos homens de Franceschi se estendiam numa linha de batalha ao redor de Albergaria-a-Nova e que se encontravam em desvantagem de quase dois-para-um, pelo que decidiu não correr qualquer risco de confronto com os franceses até que a infantaria chegasse.

Quando finalmente chegou a infantaria, Franceschi já tinha abandonado a sua posição e recuado para Grijó para se juntar aos homens de Mermet, onde, em 11 de Maio, se verificou uma nova batalha entre as duas forças beligerantes.

Fonte: History of war

Franceschi, que estava estacionado em Albergaria-a-Nova, não tinha noção de que o exército luso-britânico estava a poucos quilómetros de seu acampamento, com o objectivo de o surpreender.

Para esse efeito surpresa, deslocara-se Hill de barco, entre Aveiro e Ovar, enquanto que Paget e Sherbrooke percorreram uma ponte sobre o Rio Vouga. Por outro lado, Trant tentaria contornar a ala direita do exército francês e Cotton direccionar-se-ia para a ala esquerda, contudo os planos não correram conforme o esperado, pois Trant não conseguiu transpor uma ravina e Cotton não foi bem orientado pelos guias de serviço.

Fonte: "Wellington" de George Hooper

Mais informações: 1, 2

3 comentários:

l.p.silva disse...

Agora que se comemora a implantação da República também se pode aproveitar para falar da Monarquia do Norte que atingiu directamente a n/ terra.

http://www.arqnet.pt/portal/pessoais/chagas_fev1919.html

http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/OBRAS/IlustracaoPort/1919/N679/N679_master/N679.pdf

http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/OBRAS/IlustracaoPort/1919/N686/N686_master/N686.pdf

silva disse...

Faltou a indicação desta interessante página:

http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/OBRAS/IlustracaoPort/1919/N693/N693_master/N693.pdf

silva disse...

idem

http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/OBRAS/IlustracaoPort/1919/N678/N678_master/N678.pdf