As comemorações do centenário da Linha do Vale do Vouga arrancaram em Espinho, no passado dia 23 de Novembro de 2008, e chegam finalmente ao concelho de Albergaria-a-Velha, tendo a inauguração sido agendada para 15 de Abril, quarta-feira, às 16h30 no Arquivo Municipal.
O núcleo central é constituído por fotos que documentam a construção, infra-estrutura, material circulante e profissões ferroviárias.
Por cada concelho que passa a exposição é enriquecida com os vários contributos do município visitado, que desta forma mostra o seu tecido produtivo e o seu desenvolvimento regional, através de diversas actividades.
Na Biblioteca Municipal estará ainda patente uma exposição de trabalhos, sobre a mesma temática, desenvolvidos pelas crianças do projecto Despertar.
Fonte: Novos Arruamentos
Comemorações do Centenário
Estas comemorações - que se iniciaram no passado dia 23 de Novembro - são uma iniciativa da CP, REFER, Fundação do Museu Nacional Ferroviário e das Câmaras Municipais da área de influência da Linha do Vale do Vouga – Águeda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Espinho, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e São João da Madeira.
O centenário, a importância para as populações abrangidas e o bom desempenho operacional desta linha levaram várias entidades do sector ferroviário e autarquias locais a reunir esforços para o desenvolvimento de diversas iniciativas.
Os comboios da Linha do Vouga são decorados com o logótipo das comemorações. Está também prevista a edição de um catálogo da exposição e de um livro sobre o Centenário, e a produção de um jogo alusivo destinado ao público mais jovem.
Inaugurada por D. Manuel II
A Linha do Vouga, no seu primeiro troço (Espinho - Oliveira de Azeméis), foi inaugurada em 23 de Novembro de 1908 por D. Manuel II. (...)
À época da sua construção, a Linha do Vouga foi considerada o mais importante investimento naquela região, do ponto de vista social e económico. Com efeito, o transporte de mercadorias era então realizado por via fluvial – rio Vouga.
Mas a obra enfrentou diversas dificuldades, relacionadas com as características geográficas da região, bastante acidentada, o que obrigou à construção de imensas curvas. A linha ficou mesmo conhecida como “Linha do Vale das Voltas”.
Mais informações: CM Aveiro
3 comentários:
No mês em que se comemora o centenário da chegada do comboio a Albergaria-a-Velha, o Arquivo Municipal apresenta a exposição “100 anos da Linha do Vale do Vouga”. (...)
No Arquivo Municipal, o visitante pode fazer uma viagem pela História do “Vouguinha”, que entrou em funcionamento, com pompa e circunstância, numa cerimónia que contou com a presença do rei D.Manuel II.
Através de fotos da época, é possível conhecer a evolução do comboio, desde as locomotivas a vapor até às actuais automotoras, as várias estações da CP e as infra-estruturas que permitiram a expansão da Linha, onde as pontes têm um lugar de destaque, pela marca que deixaram na paisagem.
Para além das imagens, é possível, também, admirar algumas peças de museu, tais como as velhas lanternas das estações, uma placa de horário, o saco de correio ou as ferramentas utilizadas nas obras de construção e melhoramento.
Em paralelo à exposição itinerante, no Arquivo, a Biblioteca Municipal apresenta uma mostra de trabalhos realizados pelos alunos do Projecto Despertar sobre a temática do centenário do “Vouguinha”. Através das artes plásticas e poesia, os mais pequenos partilham a sua visão bem pessoal sobre o comboio que continua a percorrer o nosso Concelho.
A exposição “100 anos da Linha do Vale do Vouga” está patente até ao dia 14 de Maio
Fonte: CMAV
http://www.cm-albergaria.pt//Templates/GenericDetails.aspx?id_object=12886
Vi há dias um cartaz do arquivo Municipal sobre esta exposição. Mas foi o único exemplar que vi e mesmo na internet não o encontrei. Penso que o Arquivo também deveria ter algo que o identificasse.
Procurei na internet imagens desta exposição mas nada encontrei.
O que encontrei foi uma página interessante com várias imagens de comboios.
http://www.prof2000.pt/users/avcultur/postais/ComboiosBR01.htm
Enviar um comentário