segunda-feira, 20 de abril de 2009

Indústria Manufactureira

Passado o período das guerras, das rebeliões e das maiores convulsões politicas em que os homens se viram constantemente envolvidos, começou a fazer-se um melhor aproveitamento das matérias-primas locais da actividade artesanal.

Tecelagem

Talvez a mais antiga seja a tecelagem caseira. Panos de linho e de estopa e mantas de farrapos ainda se continuam a produzir em bastantes casas de lavoura, principalmente nas aldeias. Após a canseira do amanho da terra ou nos dias de aconchego que a pausa do Inverno ou o mau tempo porpocionavam, as mulheres dedicavam-se a essa actividade com algum lucro na feira onde armavam o garrido mostruário.

Telha / Olaria

O fabrico da telha portuguesa era também uma tradicional actividade, com bons exemplos nas freguesias do concelho. A olaria da Biscaia, já produzia, para além da cerâmica de uso domestico e rural, a decorativa , vidrada ou não, com larga procura.

Oficinas

Convém aqui recordar as oficinas de serralharia e de carros de bois e também de cavalos, de duas e quatro rodas.

Cera

Em Albergaria preparava-se cera, para tal havia bastantes lugares e mesmo uma fábrica de cera, naturalmente para moldar objectos ligados ao culto e velas, dado ao consumo religioso e doméstico na época.

Madeira

Cabe recordar os lenhadores, que aproveitavam a riqueza florestal do concelho, especialistas no corte e abate de grandes árvores bem como os tanoeiros e os carpinteiros, aproveitadores de madeira.

Azeite / vinho

Os lagares de azeite tinham uma laboração sazonal, existindo nas freguesias do concelho.

Também os alambiques de destilação da borra, do vinho voltado e do bagaço para a obtenção do aguardente, constituíam uma fonte de riqueza e ocupação.

Moleiros / Arroz

Os moleiros desempenhavam um papel fundamental na vida do nosso povo, a população para além da concorrência das fábricas de moagem, continuavam a preferir a farinha obtida nas azenhas e nos moinhos movidos pela força hidráulica por isso situados à beira de rios e riachos.

Também descascavam o arroz produzido em abundância nos campos do Vouga, obtendo arroz acastanhado por conter ainda parte da película, o qual era a matéria-prima fundamental para o melhor arroz de cabidela do mundo

Doces

Importante ainda de mencionar a fábrica de bolacha e biscoito, que ficou famosa pela produção dos famosos biscoitos tradicionais, as raivas e ainda os folares da Páscoa.

Minas

A partir de meados do século XIX , o desenvolvimento das vias de comunicação vai contribuir para o aproveitamento das matérias-primas locais.

As indústrias mineiras situaram-se nas zonas interiores do município que são ricas em minérios de chumbo, cobre, zinco, níquel e prata. Laboraram com intensidade as minas do Carvalhal e Palhal, que se encontram desactivadas.

Tempos depois, começou a chegar a primeira industrialização fabril.

Fonte: Albercultura

Sem comentários: