segunda-feira, 28 de setembro de 2009

José dos Santos da Silva Azevedo, empresário (Manaus, Brasil)


José dos Santos da Silva Azevedo nasceu em 23 de Julho de 1933 em Albergaria-a-Velha, tendo emigrado, ainda bébé, com a sua família para Manaus (Brasil), onde reside desde 1934.

"Comecei bem cedo a minha luta e o objectivo era um só: tirar a minha avó [Maria Ferreira Bernardes] daquela vida sacrificada que era submetida para sustentar a mim e minha irmã. Ela lavava roupas todos os dias. Depois de engomá-las, mandava eu entregar a trouxa para o freguês. Cresci querendo tirá-la do serviço e consegui", recorda.

Jovem actor [contracenou no Teatro Amazonas, com o magistral e saudoso actor brasileiro Procópio Ferreira], técnico em electrónica e em contabilidade, começou a vida atrás do balcão no dia 6 de Fevereiro de 1946, numa pequena loja de componentes electrónicos e de conserto de aparelhos de rádio, localizada na rua Henrique Martins, bem próximo à sua antiga residência, hoje, a sede do grupo TV Lar.

Em pouco tempo, montou - em 1964 - a sua própria loja, especializando-se no comércio de componentes electrónicos e assistência técnica. E em 1967, com o surgimento da Zona Franca de Manaus, iniciou a importação de televisores e aparelhos electrónicos.

A empresa começou de forma pioneira, na década de 70, a importação de motores de popa, estabelecendo uma parceria com a Yamaha Motor que perdura até hoje. Ao comercializar produtos importados do Panamá, ofereceu como diferencial a garantia de manutenção aos produtos. "Vendíamos de tudo, desde rádios, ventiladores até geladeiras [frigoríficos]. O nosso lema era: a TV Lar vende, instala e dá garantia", conta José Azevedo.

Além de empresário, é consul honorário de Portugal, país do qual recebeu o título de Comendador, e dá a sua contribuição na Federação Amazonense do Comércio, no Sindicato do Comércio e na Associação Comercial do Amazonas.


Biografia

Numa análise sobre a sua vida, José Azevedo a resume em apenas duas palavras: trabalho e dedicação. A sua vida é exemplo para muitos e foi relatada em biografia da autoria do escritor Abrahim Base ("A saga de um imigrante Português").

Ao fazê-lo, Abrahim Baze quis mostrar que a vida do Comendador José dos Santos da Silva Azevedo poderá servir de exemplo às gerações futuras, como atestado eloquente de que os que se portarem com altivez, independência e dignidade, haverão de ter reconhecida a sua actuação e acabarão por serem premiados, pois as pessoas não valem só pelos privilégios de fortuna ou pelo poder de que eventualmente dispõem, mas também pelo trabalho que desenvolvem e pelos ideais que defendem em benefício da comunidade.

Fontes: Portal da Amazónia: Abrahim Baze, José Bernardo Cabral / TV lar / C.D.L. Manaus

4 comentários:

Blogger disse...

Cônsul honorário de Portugal no Brasil visita Albergaria-a-Velha

O cônsul honorário de Portugal no Brasil, José dos Santos da Silva Azevedo, visitou na sexta-feira os Paços do Município a convite do Presidente da Câmara, António Loureiro, tendo sido recebido pelo Executivo Municipal.

Nascido em Albergaria-a-Velha, no dia 23 de julho de 1933, José da Silva Azevedo emigrou cedo para Manaus, no Brasil, tornando-se um empresário de sucesso, obtendo o título de cônsul honorário de Portugal. É membro da Federação Amazonense do Comércio, do Sindicato do Comércio e da Associação Comercial do Amazonas. Em 1987, o Presidente da República Mário Soares agraciou-o com a Comenda da Ordem do Mérito.

O empresário está de visita à sua terra natal, tendo sido convidado por António Loureiro a conhecer o Município e os serviços municipais. Uma visita, afirmou o Presidente da Câmara, que permite observar a evolução da Autarquia, mas também dar a conhecer as potencialidades do Concelho de Albergaria-a-Velha e do seu tecido empresarial.

José Azevedo, técnico em eletrónica e em contabilidade, começou a vida profissional atrás do balcão, em 1946, numa pequena loja de componentes eletrónicos e oficina de aparelhos de rádio. Montou a sua própria loja, a TV Lar, em 1964, especializando-se no comércio de componentes eletrónicos e assistência técnica. Com o surgimento da Zona Franca de Manaus iniciou a importação de televisores e aparelhos eletrónicos, bem como a importação de motores de embarcações, na década seguinte. A sua empresa continua a ser uma referência na cidade de Manaus e no noroeste do Brasil.

http://www.cm-albergaria.pt//Templates/GenericDetails.aspx?id_object=22571 (CMAAV 07/06/2016)

Blogger disse...

Artigo sobre a avô paterna

http://portalamazonia.com/noticias-detalhe/abrahim-baze/tributo-a-uma-guerreira-no-amazonas-maria-ferreira-bernardes/?cHash=34934f16d90fff5fdc5883f0a8fbf0e0

Blogger disse...

A imigração na família surgiu por iniciativa dos avós no ano de 1885. O avô era de uma família de agricultores de Albergaria-a-Velha e a avó era da cidade do Porto.

Vieram para Manaus com a aventura de melhores condições de vida. Os avôs se conheceram no Brasil e aí se casaram. O pai, José Azevedo, nasceu a 16 de Julho de 1909, em Manaus.

Naquela época todos os comerciantes eram portugueses. O pai viveu parte da juventude em Portugal, onde conheceu a mãe do comendador. Ficou em Albergaria-a-Velha durante 3 anos, onde nasceu o filho em 26 de Julho de 1933.

https://issuu.com/revisargumento-ufam/docs/revista_imigrantes_no_amazonas

Anónimo disse...

Através de carta do Sr Secretário de Estado das Comunidades vimos a informar o falecimento de um grande Albergariense, apesar de ter saído de Albergaria com pouco mais de um ano de idade nunca a esqueceu e fez sempre questão de a divulgar através de várias biografias e de muitas conversas, conservando até aos dias de hoje todos os bens que aqui possuía e inclusvé a casa onde nasceu.

Lisboa, 24 de Junho de 2018

Foi com grande pesar e consternação que tomei conhecimento do falecimento de José dos Santos da Silva Azevedo, Cônsul Honorário de Portugal em Manaus, onde residia desde 1934.
Nesta hora triste, quero deixar registo do profundo reconhecimento, meu e do Governo português, pela sua grande humanidade e pelos relevantes serviços que prestou ao Estado português e aos cidadãos portugueses e luso-descendentes residentes no Estado do Amazonas, não apenas como membro de uma comunidade que tanto se destacou na sociedade amazónica, tendo, recordo, desenvolvido atividades nomeadamente como empresário, ator de teatro e dirigente associativo, mas também como representante do Estado português.
Foi nesta capacidade que o conheci em abril do ano corrente, no decurso da minha primeira visita ao interior Norte do Brasil, tendo então podido testemunhar pessoalmente toda a dimensão da sua ação e do seu comprometimento com a comunidade portuguesa, bem como a enorme estima e carinho que esta lhe dedicava.
Foram estas as qualidades e virtudes que valeram a José dos Santos da Silva Azevedo a distinção no âmbito das Ordens Honoríficas do Estado Português, com o grau de Comendador.
Recordo as palavras que proferiu numa entrevista ao escritor brasileiro Abrahim Base, autor da sua biografia, publicada com o título "A saga de um imigrante português", ocasião em que resumiu a sua vida em apenas duas palavras: "trabalho e dedicação".
Foram estas as marcas do seu percurso como membro da comunidade portuguesa residente no Estado do Amazonas, sempre na defesa e promoção dos interesses e dos valores sociais, culturais e económicos dos seus concidadãos e do seu país no Brasil. Em todos os momentos, e como o próprio afirmou, um percurso feito de trabalho e dedicação.
Importa agora honrar e preservar a sua memória, razão pela qual dirijo esta mensagem de sentidas condolências à sua família, aos seus amigos e à comunidade portuguesa que tão exemplarmente serviu.
José Luís Carneiro