O lugar do Nobrijo, na Branca, tem 350 habitantes que, semanalmente, têm a oportunidade de descarregar gratuitamente para o telemóvel o seu jornal local em vídeo, através do sistema “bluetooth”.
A ideia pode parecer demasiado futurista para uma pequena aldeia, mas a verdade é que Nobrijo passou, desde Setembro, a ser a primeira povoação nacional a aderir à tecnologia “LigaoBluetoo”, criada pela empresa “Que Cena”.
Todas as semanas, um grupo, composto por três pessoas, produz um programa informativo sobre os principais acontecimentos da aldeia.
Falam da história, de educação, do poder público, de personalidades importantes da aldeia, entre outros temas. Depois de produzido, filmado e editado, o programa é distribuído via “bluetooth” para todos os telemóveis de Nobrijo, sem a necessidade de acesso à Internet.
Algumas notícias:
Festas da Senhora da Boa Hora
Capela de Nobrijo
Serviço Apoio ao Munícipe (SAM)
Obras na Escola de Laginhas
Pamela Figueiredo (descendente de Nobrijo é modelo e actriz em ascensão nos E.U.A.)
Video
Que Cena
A "Que Cena" nasceu, em Outubro de 2007, com a missão de comunicar e dar respostas imediatas e de qualidade em soluções multimédia nos mais variados modelos e suportes.
A empresa produz os conteúdos multimédia nos seus estudos próprios, em Albergaria-a-Velha, e, através de uma parceria com duas empresas norte-americanas, que disponibilizaram o emissor e o software de gestão e envio gratuito de dados, garante o acesso ao noticiário local por parte dos telemóveis com Bluetooth
Dado o interesse despertado por esta iniciativa, a "Que Cena" pretende difundir este projecto por todo o País, na medida em que considera ser um meio eficaz para as organizações transmitirem as suas informações de foram rápida, eficiente e não intrusiva.
Fontes: Diário de Aveiro; Portal de Albergaria; CMAV / Liga o bluetoo
Mais informações
2 comentários:
Encontrei a Branca !!!
Meu avô construiu uma casa aí, mais ou menos em 1960, e morou nela até que faleceu em 1967.
Minha mãe nasceu em Nobrijo, e sempre ouvi falar desses lugares, tão inacessíveis, até o advento da internet.
Gostaria de ver fotos da Branca e, quem sabe, ver a casa do meu avô, que foi vendida em 1968, não sei para quem.
Agradeço qualquer informação.
Veja algumas fotos na minha postagem:
http://floradaserra.blogspot.com/search/label/Portugal
Flora Maria
Pamela Figueiredo (03.11.2008)
http://www.rtp.pt/programa/tv/p17754/e2
Enviar um comentário