Uma das primeiras padarias instalada na freguesia de Valadares, funcionando em pequena escala, foi fundada por João Gonçalves de Sousa, natural de Angeja [do lugar do Fontão] do concelho de Albergaria-a-Velha.
João de Sousa chegou a Valadares, por volta de 1880, como apontador na construção da Avenida António Coelho Moreira, e aqui conheceu Maria Francisca da Silva, natural de Braga, que veio a ser a sua esposa, e do seu casamento nasceram quatro filhos.(...)
Este pão meio açucarado fabricava-se aos sábados por encomenda de meia dúzia de pessoas que depois faziam a venda aos habituais clientes. (...)
Por altura da festa em honra do Senhor dos Aflitos o fabrico dos Velhotes passou a ser uma das atracções de forasteiros a Valadares. (...)
A antiga qualidade da fabrico deste pão finou-se, como se finaram os seus percursores e também o seu filho César que lhes sucedeu, *restando agora a fama dos “Velhotes da Braguesa” que ainda perdura.
Padeiros de Angeja
Na localidade do nascimento de João de Sousa [Angeja] havia, casa sim – casa sim, pequenas padarias artesanais, cujo pão era depois distribuído pelas freguesias circunvizinhas, e esse facto pude eu testemunhar em 1930 quando lá estive em repouso e convalescença de uma enfermidade, em casa de António Dias Mendonça, parente de João de Sousa (..) [e do pai do confrade].
Fonte/Mais informações: Gil Neves, confrade de honra (Confraria Gastronómica do Velhote)
6 comentários:
Venho publicamente comunicar, que por herança familiar, sou presentemente o portador da receita original dos "Velhotes da Braguesa", especialidade gastronómica de Valadares.
Mais informo, que sou o detentor do TÍTULO DE REGISTO DE MARCA NACIONAL, relativamente aos doces em questão.
Nunca experimentei estes ditos doces, sou natural do porto, se tem a receita original e registada onde são comercializados para ter o prazer de experimentar os tais doces?!
localidade de vila nova de gaia, freguesia valadares, perto da igreja de valadares.
Para efeitos de um trabalho académico, gostaria de obter o contacto do Sr Rui Morais e da Confraria dos Velhotes.
Alguém ou os próprios mo poderão fornecer?
Deixo o meu endereço: crisoliv40@hotmail.com
Obrigada
C. Oliveira
Para efeitos de um trabalho académico, gostaria de obter o contacto do Sr Rui Morais e da Confraria dos Velhotes.
Alguém ou os próprios mo poderão fornecer?
Deixo o meu endereço: crisoliv40@hotmail.com
Obrigada
C. Oliveira
recomendamos que procure através do facebook
Enviar um comentário