terça-feira, 26 de outubro de 2010

Apresentação do Livro "Albergaria-a-Velha 1910 - Da Monarquia à República" (06-11-2010)


Temáticas abordadas

Organização Administrativa, Administração do Concelho, Câmara Municipal, Regedoria, Junta de Paróquia / Freguesia
Organização Judicial, Comarca e Tribunal
Cadeia
Fazenda Pública
Ensino
Assistência Médica e Hospitalar
Vida Cultural e Associativa
Vida Social
Comércio, Indústria e Vida Rural
Rede Viária e Transportes
Imprensa Local
Emigração
Arte e Arquitectura
Partidos Políticos
Religião

1910 – mês a mês

Longo capítulo final com Biografias de todos os que em 1910 habitavam na vila de Albergaria-a-Velha (de maior idade, fossem naturais ou não).

Convite

O Presidente da ADERAV (Associação para o Estudo e Defesa do Património Natural e Cultural da Região de Aveiro) tem a honra de convidar V. Ex.ª para a apresentação da obra "Albergaria-a-Velha 1910 - Da Monarquia à República", de Delfim Bismarck Ferreira e Rafael Marques Vigário, a decorrer no próximo dia 6 de Novembro de 2010, sábado, pelas 17h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Albergaria-a-Velha.

3 comentários:

blog disse...

http://www.cm-albergaria.pt//Templates/GenericDetails.aspx?id_object=16283

(...) Perante uma plateia de largas dezenas de pessoas, muitas delas descendentes dos 2.000 Albergarienses referenciados na obra, os autores apresentaram um retrato curioso sobre a sociedade Albergariense da época, apontando os aspectos de continuidade e ruptura após a queda da Monarquia.

Na primeira parte da apresentação, Rafael Marques Vigário apresentou o quadro demográfico de Albergaria-a-Velha que, na primeira década do século XX, era uma terra escassamente povoada, somente 15.000 habitantes, que se dedicavam à agricultura e que, há falta de alternativas, emigravam para o Brasil à procura de melhores condições de vida.

Por seu lado, Delfim Bismarck Ferreira guiou os presentes numa verdadeira visita ao passado, com imagens e documentos de época, que contribuíram para a caracterização do Concelho em termos sociais, políticos, industriais e culturais.

Um dado curioso é que, Albergaria-a-Velha, em 1910, era um destino habitual de excursões turísticas, graças à chegada da linha do caminho-de-ferro à região.

Quanto às mudanças após a implantação da República, estas não foram muito significativas; os nomes das ruas foram alterados, mas a população continuou a viver a sua vida pacata, sem grandes rupturas ou convulsões. (...)

Anónimo disse...

O Almanaque Republicano , ao longo do ano de 2010, tomou conhecimento de diversos estudos locais

http://arepublicano.blogspot.com/2010/12/estudos-locais-sobre-republica-em-2010.html

as disse...

http://www.aeaav.pt/News_Details.asp?IDNews=63

Texto de Armindo Alves sobre a visita do Dr. Delfim Bismarck à Escola Básica.