quarta-feira, 23 de março de 2011

Joaquim da Silva Geraldo (1869-1944) ("Major Geraldo")


Joaquim da Silva Geraldo nasceu a 12/01/1869 em Pedroso, Vila Nova de Gaia, e faleceu em Alquerubim a 10/11/1944. Era filho de Francisco da Silva Geraldo e de D. Maria Soares da Silva Tavares.

O "Sr. Major Geraldo" - como era conhecido e hoje é lembrado - (...) foi das pessoas mais extraordinárias de que tenho memória e que porventura tenham passado por Alquerubim.

Assentou praça como voluntário, em 30/06/1888, no Regimento de Caçadores. Abraçou a carreira militar, aposentado-se com a patente de major.

Desde o seu casamento foi sempre um apaixonado por Alquerubm, a que se dedicou de alma e coração, principalmente após a sua aposentação.

Tendo sido presidente da Junta de Freguesia durante vários anos, entre outros melhoramentos, de menor importancia, à sua iniciativa se devem a construção do actual cemitério (1933), a Estação dos correios e a fundação da Casa do Povo, inaugurada a 10/06/1934.

Esta instituição, na altura com escola para adultos anexa, teve a sua primeira sede na casa do Dr. Graça no Ameal (...).

Como homenagem tem o seu nome gravado numa rua de Alquerubim, a que liga o Largo Dr. José Pereira de Lemos (Largo da Igreja) à Casa do Povo.

Fontes: Jose Nogueira Sousa e Melo, Jornal de Albergaria, 27/10/1994 (adaptado) / Facebook

1 comentário:

Blogger disse...

Notícia do Jornal Beira Vouga de 16-11-1941

Major Joaquim da Silva Geraldo - Infelizmente uma má notícia nunca vem só. Acabamos de saber que faleceu em Alquerubim, com a idade de 75 anos, este ilustre oficial do exercito. Pertencente ao Quadro dos Serviços de Administração Militar, serviu em várias unidades, entre elas o extinto Regimento de Infantaria 18, no Porto, tendo sempre prestado relevantes serviços. Passou à situação de reserva em 1919. Os nossos sentidos pêsames a sua Ex.ma Filha e mais família. Os altos serviços que prestou à Freguesia de Alquerubim merecem-nos menção especial o que faremos no próximo número.