quarta-feira, 9 de março de 2011

Origens do Carnaval em Albergaria-a-Velha

As primeiras notícias conhecidas sobre a realização de cortejo carnavalesco em Albergaria-a-Velha datam do final do século XIX, mais concretamente a partir de 1897, altura em que os festejos se realizavam na Rua de Santo António.

Foi a partir desta data que estes festejos foram evoluindo na vila, com maior destaque nos anos de 1903, 1904 e 1908, principalmente deste este último em virtude da fundação do grupo “Os Modestos”.

Este grupo foi fundado pelo Dr. Bernardino de Albuquerque, João Fortunato de Pinho, Albérico Marques de Lemos, Albérico Henriques Ribeiro, Eugénio Ribeiro, José Augusto Machado, José Gil de Lemos, entre outros, e dedicou-se ao teatro e à organização de carnavais.

Desde então, o Carnaval de Albergaria-a-Velha passou a tomar proporções fora do vulgar e renome que atraía pessoas de todo o distrito. (…)

Fonte/Mais informações: "Albergaria-a-Velha 1910-da Monarquia à República" de Delfim Bismarck Ferreira e Rafael Vigário

Mais informações sobre o Carnaval e Mais fotos


Velhas tradições foram recordadas no Carnaval (2011)

Sob a orientação de um técnico do Arquivo Municipal, leram-se notícias antigas dos finais do século XIX e primeira metade do século XX sobre o Carnaval e os participantes puderam apreciar velhas fotografias sobre a temática.

Os mais velhos, com as lembranças despertas, recordaram as brincadeiras de antigamente, tais como os “assaltos” às casas da localidade e a “batalha das flores”, em que as meninas, sem autorização para se misturarem com os rapazes nas ruas, atiravam flores das varandas aos pretendentes.

Quanto aos disfarces, eram confeccionados pelas próprias pessoas, sendo o mais importante esconder a identidade da pessoa; hoje, pelo contrário, tudo é comprado e as crianças querem ser reconhecidas nos papéis de super-heróis, princesas ou monstros.

Fontes: CMAV (adaptado)/ Facebook

Agradece-se informações adicionais sobre a história do Carnaval em Albergaria-a-Velha(em comentários ou blog.3850@yahoo.com)

Sem comentários: