quarta-feira, 18 de maio de 2011

João Belló de Oliveira e Silva (1904-1982)

João Belló de Oliveira e Silva nasceu em Valmaior (Albergaria-a-Velha) a 28 de Junho de 1904. Era filho do Prof. Silvestre Mendes da Silva e de sua mulher D. Angelina Augusta de Oliveira.

Fez a instrução primária em Valmaior. Posteriormente frequentou o Liceu Rodrigues de Freitas, no Porto (1912-14), o Liceu José de Estêvão, em Aveiro (1914-19) e o Liceu José Falcão, em Coimbra (1919-20).

Obteve a licenciatura em Medicina, em 1927, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, e em Direito, em 1930, e também se diplomou com o Curso Superior de Medicina Legal e com o Curso de Hidrologia e Climatogia pela mesma Universidade. Em 1942 doutorou-se em Medicina.

Em 1927 é convidado para Assistente de Histologia e Embriologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, aí se mantendo até 1930, altura em que passa a Assistente de Fisiologia, entrando para o Instituto de Fisiologia e Química Fisiológica onde se consagra ao estudo da Endocrinologia, Psicobiologia e Neurobiologia.

Entre 1934 e 1936 faz diversos estágios, nomeadamente em Lisboa, Nancy e Bruxelas, altura em que regressa e passa a Professor Auxiliar de Fisiologia e Química Fisiológica, onde se manteria até 1942, altura em que apresentou tese de Doutoramento sobre o tema "Da Hipófise à Neuroendocrinologia", e passou à categoria de Professor Extraordinário.

Desde 1937 era também Director do Curso de Química Fisiológica e foi o principal organizador do Instituto de Fisiologia e Química Fisiológica daquela Universidade, onde se dedicaria por alguns anos à Investigação e à docência.

Em Maio de 1953 ascendeu a Professor Catedrático de Fisiologia da Faculdade de Medicina de Coimbra. Fez parte da Comissão das novas instalações daquela faculdade, participou em diversas reuniões e congressos internacionais e pertenceu a diversas sociedades científicas. Publicou igualmente mais de três dezenas de obras científicas.

Angola

Em 1963, com a recente criação da Universidade de Angola, o Professor Oliveira e Silva foi nomeado, em Comissão de Serviço, Professor titular e Director da Faculdade de Medicina em Luanda. Ai, foi também colaborador do Instituto de Investigação Cientifica de Angola.

Além das funções docentes, fez clínica como Médico Psiquiatra e Endocrinologista.

Em Maio de 1974, atingindo o limite de idade, proferiu a sua última lição como Professor Catedrático de Fisiologia, intitulada "Diante do Cérebro Humano".

Pinhel

Retirou-se para Pinhel, terra natal de sua Esposa, vindo a falecer em 2 de Fevereiro de 1982.

Foi homenageado, a título póstumo, no centenário do seu nascimento, em 27 de Junho de 2004, pela Câmara Municipal de Pinhel.

Aquando da homenagem ao prof. João Belló foi também colocada uma placa toponímica na rua Oliveira Silva que já existe há alguns anos mas que a maior parte da população não relacionava com a pessoa de João Belló de Oliveira Silva.

Foi igualmente atribuido o Prémio Professor Belló a jovens oriundos do concelho de Pinhel que entraram para as Faculdades de Medicina e de Direito da Universidade de Coimbra.

Fontes/Mais informações: Delfim Bismarck Ferreira, “Valmaior ao longo dos séculos” / Rádio Elmo / Câmara Municipal de Pinhel (fotos) / Grande enciclopédia portuguesa e brasileira (adaptado)

6 comentários:

Barão Azeiteiro disse...

Permita-me a correcção "...que já existe há alguns anos."

Blogger disse...

Obrigado

Erro da transcrição para o blog

Anónimo disse...

Licenciado em Direito pela Universidade de Aveiro, não: sim, mas pela Universidade de Coimbra.

Luís Alberto Meneses Almeida disse...

O professor Oliveira e Silva era licenciado em Medicina e em Direito e foi colega na Faculdade de Medicina de Coimbra do meu avô paterno, Lúcio de Almeida, igualmente professor Catedrático mas da cadeira de Pediatria.

Luís Alberto Meneses Almeida disse...

Conta-se ou num livro de memórias ou terá sido por via oral que o Professor Oliveira e Silva quando estudante quintanista de Medicina e de Direito e com pasta com fitas de 2 cores amarelas de Medicina e fitas vermelhas de Direito, disse o seguinte: «Eu João de Oliveira e Silva quintanista de Medicina, dou nas unhas a João de Oliveira e Silva quintanista de Direito».

É um história engraçada que me foi contada por meu pai que foi estudante de Medicina e aluno do Professor João Oliveira e Silva.

Blogger disse...

Obrigado pelos contributos. Como é que encontrou o blog ? Foi através do google ?