Esta Pedra de Armas corresponde ao brasão atribuído por D. João V, em 12 de Junho de 1736, ao Cap. José Soares Aranha Brandão.
Um dos seus filhos, o Dr. José Soares Aranha de Lacerda Pereira de Albuquerque, casou com D. Ana Marcelina Rosa Magalhães Mourão Soares de Albergaria, de Frossos, onde viveu e armoriou o portão da "Casa dos Aranhas" com este brasão, e aí se manteve até ao início do século XX, altura em que extinta a descendência, esta foi vendida e demolida, sendo a Pedra de Armas então colocada na Fachada principal da Vila Maria, onde ainda hoje se encontra.
Esta casa é actualmente propriedade de D. Maria de Lemos Oliveira Melo.
O original da Carta de Brasão de Armas está na posse do Prof. Doutor Martim Eduardo Côrte-Real de Albuquerque, sobrinho-tetraneto do Dr. José Soares Aranha de Lacerda Pereira de Albuquerque.
Localização:
- Frossos
- Rua Comendador Augusto Martins Pereira, n.° 101
- Fachada principal da Vila Maria
Material:
- Calcário
Época:
- Século XVIII
Descrição Heráldica:
- Escudo francês esquartelado:
1º - Aranha, de azul, uma asna de vermelho perfilada de prata, carregada em chefe com um escudete de prata com uma banda de vermelho, sobrecarregada de três aranhas de negro; encontra-se a asna acompanhada por três flores de liz de ouro;
2º - Brandão, de azul, cinco brandões de ouro, acesos de sua cor;
3º - Henriques, de vermelho, um castelo de ouro, aberto, iluminado e lavrado de azul; mantelado de prata, dois leões de púrpura, armados e lampassados de azul, o da direita volvido;
4º - Soares, de vermelho, uma torre de prata. Elmo aberto e guarnecido de ouro. Paquife dos metais e cores das armas.
Timbre: o dos Aranha, que é uma das flores de liz do escudo. Diferença: uma brita de azul com trifólio de ouro.
Cap. José Soares Aranha Brandão
Capitão-mor dos Privilegiados da Ordem de Malta, Cavaleiro professo na Ordem de Cristo, Fidalgo da Casa Real e 2.° Senhor da "Casa dos Morgados do Alméu", em Macinhata da Seixa, onde existiu uma Pedra de Armas igual que hoje se necontra sobre um portão em Pinheiro da Bemposta.
Fonte: Dr. Delfim Bismarck Ferreira, Jornal de Albergaria (09-01-2002) (adaptado)
1 comentário:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=267937
Enviar um comentário