quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Brasão de armas do Visconde de Anadia (São João de Loure)


Localização:

- São João de Loure
- Rua do Cabo
- Angulo do edifício Sede da Banda Velha União Sanjoanense [Antigo Celeiro de Senhorio que pertencera à Condessa de Anadia]

Material:

- Calcário

Época:

- Século XVIII (último quartel)

Proveniência:

- Esta Pedra de Armas corresponde ao brasão atribuído por D. Maria I, em 8 de Maio de 1786, ao 1.° Visconde de Anadia, João Rodrigues de Sã e Melo.

[Era fidalgo-escudeiro desde 14 de Novembro de 1786, é donatário da Vila de Anadia desde 17 de Abril de 1787, e foi posteriormente elevado à grandeza de Conde pelo Príncipe-Regente D. João, em 17 de Dezembro de 1808]

Descrição Heráldica:

- Escudo de fantasia partido: 1ª - Melo, de vermelho, com dobre-cruz de ouro, acompanhada de seis besantes de prata; e bordadura do segundo esmalte; 2ª - Sá, enxaquetado de prata e de azul, de sete peças em faixa e quinze em pala, tendo ao centro, e em pala, um pelourinho de prata (*). Coronel de Nobreza [Teria por Timbre: um búfalo enxaquetado de prata e de negro, armado de prata e com uma argola de ouro nas ventas]. Escudo assente numa cartela decorativa de inspiração barroca.


Armas mal representadas porque deveriam ser cinco peças em faixa e seis em pala ou, como estes Sás sempre usaram, seis peças em faixa e sete em pala.

(*) Segundo ZUQUETE, Afonso Eduardo Martins (Dir.), Nobreza de Portugal e do Brasil, 2.a edição, Lisboa, Representações Zairol, Vol. II, pag. 279: "( ... ) Ignora-se a concessão do acrescentamento do pelourinho, nas armas dos Sás, mas supõe-se que talvez quisessem comemorar o senhorio da Vila de Alverca, em 1795, ou o de Abrunhosa e Vila Mendo, em 1778; contudo, não se encontra registado o diploma que autorizou tal acrescentamento. ( ... )"

Fonte: Dr. Delfim Bismarck Ferreira, Jornal de Albergaria (adaptado) / Banda Sanjoanense (foto)

1 comentário:

glb disse...

http://www.europeana.eu/portal/search.html?query=albergaria

tem uma imagem da capela do Sobreiro