quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Um bisavô luso-brasileiro


Meu nome é Cauê, sou brasileiro, tenho 23 anos, e estou fazendo o curso de história na Faculdade, no extremo sul do Brasil, na cidade de Pelotas.

E não somente através do curso, mas por mim mesmo, resolvi buscar as origens de minha família, específicamente de meu bisavô, que até então, sabia que era português.

Pois há um tempo, consegui sua certidão de baptismo, na freguesia de Alquerubim, na igreja de Santa Marinha, e "distrito" de Albergaria [concelho de Albergaria, Distrito de Aveiro].


Ele era filho de José dos Santos e de Anna de Jesus Santos, e veio para o Brasil em 1918, em busca de trabalho, e também devido a situação do pós guerra. Mas deixou em Alquerubim seus pais, uma irmã e também irmãos.

Depois de fixar-se aqui, casou. Teve 4 filhos, 11 netos, 28 bisnetos, fora os tataranetos. Dele, hoje está a 4ª geração.


E agora, revendo minhas origens, e conhecendo esse blog, essa valorização da história e personalidades locais, me senti muito feliz !

Estou organizando um projecto, e desenvolvi um "banner" que será exposto num evento aqui em Rio Grande, no estado do Rio Grande do Sul, no Sul do Brasil, e que terá além das fotos do meu bisavô, a menção a Albergaria e Alquerubim, com fotos do local de onde ele veio.

Fonte: Cauê Braga (por e-mail)

1 comentário:

Cauê Santos disse...

Olá !
Muito obrigado pela postagem ! Foi um grande reconhecimento a história de meu bisavô !
Um abraço e sucesso!
Cauê Braga dos Santos