quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Ruy de Albuquerque (1933-2007), Historiador e Professor de Direito


Ruy Manuel Côrte-Real de Albuquerque (3º visconde de Lagos), eminente historiador do Direito, lente jubilado da FD/UL (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa), nascido em Sintra em 7 de Outubro de 1933, era neto do Dr. Alexandre de Albuquerque (1875-1937), natural de Albergaria-a-Velha, e filho do Doutor Mário Correia Teles de Araújo e Albuquerque (1898-1975); e irmão do Doutor Martim Eduardo Côrte-Real de Albuquerque, historiador do Direito e das Ideias Políticas, também lente jubilado da FD/UL. Entre os seus filhos, mais um lente da FD/UL (Direito Civil): o Doutor Pedro Côrte-Real de Albuquerque.

Ruy de Albuquerque fez o seu percurso académico pelas áreas da História do Direito Português e do Direito Romano (a sua tese de doutoramento, defendida em 1973, versou o Direito de represália no Portugal Moderno).

Mas razões de distribuição de serviço ditaram que, mormente nos seus anos de assistente (1961-1973), participasse na docência de muitas outras disciplinas, da Teoria Geral do Direito Civil ao Direito da Família, do Direito Comercial ao Direito Processual; e assim teve ensejo de colaborar com uma série de lentes famosos da FD/UL dos anos 60 e 70.

Obras disponíveis na Biblioteca da Academia de Ciências de Lisboa

"Direito de juristas - direito de Estado"
"História do direito português"
"As represálias : estudo de história do direito português (sécs. XV e XVI)"
"O direito de regresso em matéria de represálias : estudo de história do direito, sécs. XV-XVI"
"Direito romano : considerações a propósito de um livro de Moreira Alves"

Fontes: Armando Luís de Carvalho Homem / Guitarra de Coimbra / Academia das Ciências / Geneall.net / Fotos: blog Marionelissima / Geni

Viscondes de Lagos

Título criado por D. Carlos I, rei de Portugal, por decreto de 04-04-1891, a favor de
José Luís Ferreira Rodrigues Júnior, 1º visconde dos Lagos

1. José Luis Ferreira Rodrigues Júnior, 1º visconde dos Lagos (mais informações)
2. Maria Manuela Joana Ferreira Corte-Real de Albuquerque, 2ª viscondessa dos Lagos * 1905
3. Rui Manuel Côrte-Real de Albuquerque, 3º visconde dos Lagos * 1933
 

4 comentários:

Anónimo disse...

Foi no dia 19 de Janeiro de 2007 que morreu Ruy Manuel Côrte-Real de Albuquerque, 3º. visconde Lagos.

Anónimo disse...

queira investigar o titulo nobliarquico, pois não é certamente o Ruy Albuquerque o visconde dos lagos, pois já sua mãe também não era de certeza a viscondessa, pois a ser seria um irmão de Maria Manuela Joana Ferreira Corte-Real de Albuquerque...

Blogger disse...

O site Geneall.net refere que Ruy Manuel Côrte-Real de Albuquerque foi o 3º visconde de Lagos e que Maria Manuela Joana Ferreira Corte-Real de Albuquerque foi a 2ª viscondessa (basta seguir os links)

Blogger disse...

Filho de Mário Correia Teles de Araújo e Albuquerque e de sua mulher Maria Manuela Joana Ferreira Corte Real de Albuquerque, sobrinha-neta do 1.º Visconde dos Lagos e do 1.º Barão do Cruzeiro, e irmão mais velho de Martim de Albuquerque, foi 3.º Visconde dos Lagos, pertencendo a uma ilustre geração de Catedráticos e Causídicos.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ruy_de_Albuquerque

Informações sobre os dois irmãos

https://www.albuquerque-associados.com/sociedade-socios-fundadores.php