terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Manuel Dias Branco, empresário (Fortaleza, Brasil) (1904 - 1995)

Manuel Dias Branco saiu de Angeja rumo a Lisboa com 16 anos de idade. O primeiro emprego que conseguiu foi numa loja de ferragens, onde ficou cerca de quatro anos.

Era início dos anos 20. Inicialmente pensou em emigrar para os Estados Unidos, devido às dificuldades económicas e sociais que se vivia na Europa, mas o pai convence-o a seguir para o Brasil, pois tinha a vantagem de se falar o mesmo idioma e não ter tantas divergências culturais, além de poder contar com um amigo bem sucedido que poderia ajudá-lo por lá.

Desembarcou no Brasil no ano de 1926, em Belém. Não se adaptando ao clima, apanhou uma forte gripe e, por recomendações médicas, foi tratar-se em Guaramiranga, no Ceará, mudando-se, em seguida, para o Cedro (região Centro-Sul do Ceará).


Primeiros negócios no Brasil

Começou como corretor de algodão no Cedro. Viajava pelo interior fazendo financiamento para os plantadores de algodão e depois recolhia a safra. Percebendo a oportunidade, montou em Cedro um pequeno armazém de secos e molhados ("mercearia"), paralelamente à sua actividade de corretor.

Encontrando-se com um amigo em Fortaleza, de nome José Pinho, foi induzido por ele a montarem uma padaria em sociedade, ainda na cidade de Cedro. O ano era 1936 e em sua padaria, Dias Branco produzia pães, biscoitos e (a partir de 1939) o macarrão da marca Imperial para a população de Fortaleza. A Padaria Imperial ficava na movimentada Avenida Visconde do Rio Branco.


Os produtos eram comercializados em todo o interior do Estado. Devido a falta de estrutura da cidade de Cedro, Manuel Dias Branco muda-se para Fortaleza, onde constrói a Padaria Fortaleza (na foto em cima), na Rua João Cordeiro, vendendo todos os negócios que possuía em Cedro.

Em 1940 moderniza a empresa, instalando máquinas para produção do macarrão Imperial e expande seus negócios, formando uma sociedade com seus irmãos José e Orlando, que foram desafiados a vir de Portugal para o ajudar nos novos empreendimentos, criando a empresa M. Dias Branco & Irmãos (O "M." vem de Manoel, o primeiro nome do fundador).

Padaria Fortaleza

Em 1951 a padaria muda de endereço e de nome. A "Padaria Fortaleza" foi transformada numa fábrica de biscoitos e massas, que recebeu o nome de "Fábrica Fortaleza" em 1953 quando Francisco Ivens de Sá Dias Branco entra na sociedade (após uma cisão no negócio entre Manuel Dias Branco e os irmãos), mudando o nome da empresa para "M. Dias Branco & Cia.ltda.".

No ano seguinte a empresa investe em máquinas pesadas e começa a trabalhar em três turnos, lançando em 1954 a bolacha Pepita que foi o seu primeiro grande sucesso.

(Mais informações sobre a empresa no wikipedia, "O Bom Cearense" ou "Biscoitos e Massas Fortaleza")


A aposta na indústria com o filho Ivens Dias Branco

Manuel Dias Branco actuara sempre no comércio. Foi Ivens quem decidiu apostar na indústria. A empresa importou um equipamento novo para produção de biscoitos em outubro de 1953. No ano seguinte, foi lançada a bolacha pepita que foi um enorme sucesso. Trabalharam dia e noite, e foram comprando mais equipamentos e ampliando as actividades de fabricação de bolachas.

Actualmente já não possuem padarias, elas se tornaram clientes do grupo M. Dias Branco com a expansão da fabricação para indústria de alimentos. No início de 2010, o grupo empregava directamente mais de 11 mil profissionais.


Liderança no segmento de biscoitos e massas

O grupo M. Dias Branco foi comprando fábricas que já existiam. Com a aquisição do Grupo Adria em 2003, assumiu a liderança nacional no segmento de biscoitos e massas.

A compra da Vitarella, em 2008, consolidou ainda mais a liderança no mercado, passando a ser líder na fabricação de massas e biscoitos na América Latina (quarto lugar do mundo em massas e o sexto lugar do mundo em biscoitos).

E em Dezembro de 2012 comprou 100% do controle accionista das empresas cearenses Pelágio Participações S/A e J. Brandão Comércio.

Pelágio Brandão, criador da Estrela, e Manuel Dias Branco, fundador de M. Dias Branco, vieram de Portugal [respectivamente de Frossos e Angeja, no concelho de Albergaria-a-Velha] e aqui implantaram seus negócios.

Concorrentes, os dois grupos e as duas famílias mantiveram sempre relações amistosas e isso foi determinante na escolha do comprador.



Ivens Dias Branco distinguido como Personalidade Lojista Nacional 2011

Francisco Ivens Dias Branco recebeu, em Dezembro de 2011, da "Câmara Municipal" de Salvador-Bahia o título de Cidadão Honorário da Cidade.

A Confederação Nacional das Câmaras de Dirigentes Lojistas escolheu Ivens Dias Branco como Personalidade Lojista Nacional de 2011, tendo em conta a invejável posição de liderança latino-americana das indústrias de massas e biscoitos do Grupo M.Dias Branco.

A Revista Época escolheu o industrial luso-brasileiro como um dos cem brasileiros mais influentes de 2011, também por ser o maior fabricante de massas e biscoitos da América Latina. São doze fábricas em sete estados e um dos mais sólidos capitães de indústria do País, sensível à realidade que o cerca.

(Mais informações sobre Ivens Dias Branco em "Portugal sem Passaporte")

Fontes: O Estado (entrevista a Ivens Dias Branco) / Macário Batista / Embaixada-Portugal-Brasil (blog)/ Portugal sem Passaporte / Coisa de Cearense / Fortaleza Nobre / Jocilene Roseo (SAC - M. Dias Branco) / Município de Fortaleza

Outras informações

Manuel Dias Branco recebeu, em 1989, do Estado Português a Ordem do Mérito Agrícola e Comercial, com grau de comendador.

Faleceu em Portugal, em Aveiro, em 25 de Junho de 1995.

Em 2004 foi atribuído o nome de uma Rua e de uma Praça em seu nome na cidade da Fortaleza. E em 2005 passou a ser denominado Bairro Manuel Dias Branco a área anteriormente conhecida por Castelo Encantado em Fortaleza.

Em Junho de 2012 foi descerrada em Angeja, na presença de Francisco Ivens e familiares, uma placa toponímica em nome de Manuel Dias Branco.



2 comentários:

RC disse...

Conheci pessoalmente o Sr. Pelágio Brandão em Albergaria a Velha por ocasião das suas visitas a Portugal nos anos oitenta e noventa do séc. XX. Uma pessoa educadíssima, um verdadeiro gentleman sem nada a ver com alguns inchados novos-ricos dos brasis do antigamente. Um senhor!

Blogger disse...

Data de nascimento do Sr. Manuel é 02 de junho de 1904

(conforme informação de Jocilene Roseo do Serviço de Apoio ao Cliente do grupo M. Dias Branco)