segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Carnaval de Albergaria-a-Velha: 1992

Nos anos cinquenta Albergaria-a-Velha ostentou e sustentou o maior Carnaval do Pais. Não havia a predominância das viaturas de hoje, mas mesmo em carros de bois fizeram-se coisas verdadeiramente fantásticas que hoje só as fotografias amarelecidas pelo tempo faz saudade.

Com o advento de outros Carnavais, Albergaria-a-Velha foi atirada para trás das costas e a carolice acabou por cair de madura.


(foto do carro holandês dos anos 50)

No entanto o bichinho continuou a minar e não houve vacina que o matasse.

Daqui apareceu e ressurgiu [em meados da década de 80] o Carnaval albergariense que vai já na sua 6ª edição [em 1992] e tem vindo a deliciar os muitos turistas ou simples visitantes que nesta época vêm a Albergaria.

De ano para ano a festa tem vindo a ser cada vez maior. As pessoas empenham-se a valer e os carros alegóricos muito bem apresentados e bem enquadrados por grupos de samba, que este ano prometem trajar e vir para a rua, copiando o Brasil em toda a pujança carnavalesca e cobrindo apenas as vergonhas que fazem corar. O resto fica a nu, que é bem bom.


(foto do grupo do infantário no ano de 1990)

Mas este ano [1992] há uma novidade. Os pequerruchos ajudados pelas professoras, pais e encarregados de educação querem ter o seu Carnaval [na semana que antecede o carnaval]. (...)

Albergaria-a-Velha revigora-se, vive o Carnaval como não acontece em outra terra e a gente de palmo e meio a dizer que está aqui para as curvas, ela que não conhece ainda o Carnaval da vida. Mas que vale a pena visitar a nossa vila na quadra carnavalesca, não tenham dúvidas. (...)

Fonte: António José Vinhas, O Aveiro, 13/02/1992 (adaptado) (em "Novos Arruamentos")

Fotos disponibilizadas por Luís Loureiro / Rui Castanheira / "O Aveiro" (em grupo do facebook "Memórias do Carnaval de Albergaria")

"Carnavais da Ria – Mostra de Carnaval dos Municípios da Ria" (2012)

Até ao dia 29 de fevereiro, está patente, no Museu da Cidade, em Aveiro, a exposição “Carnavais da Ria – Mostra de Carnaval dos Municípios da Ria”, que conta com uma secção dedicada ao Carnaval Albergariense.

Dos objetos e documentos expostos, cedidos pela Câmara Municipal, o visitante pode encontrar caretos concebidos por crianças e idosos no âmbito do Concurso de Entrudos, notícias de jornais antigos, um cartaz de 1954 e um postal do Carnaval de 1936, retratando a passagem do carro alegórico Alba pelo Edifício dos Paços do Concelho.



Fonte: CMAV

Sem comentários: