sábado, 10 de março de 2012

Primeiros clubes de Futebol em Albergaria-a-Velha

A necessidade sentida pelos jovens de Albergaria-a-Velha, levou a que no início de Março de 1910 aqui fosse criado o primeiro clube do nosso concelho, dedicado ao futebol, o SPORT CLUB ALBERGARIENSE. 

Para esse fim, um grupo de jovens organizou um “match” no largo da Feira Nova (situado fora da vila, um pouco a Norte do actual Colégio de Albergaria, junto da Estrada Nacional n.º 1 (Lisboa-Porto)), inscrevendo os seguintes "foot-ballistas" locais: Manuel João da Silva, Columbano Machado, Francisco de Miranda Ferreira da Silva, Américo Marques Pereira, Augusto Ferreira da Silva, José Augusto Machado, Francisco Gil de Lemos, António Geraldo, Albérico Henriques Ribeiro e José Pires de Freitas. 

Mas pouco tempo de vida teve esta efémera colectividade, passando quase uma década até que voltasse a existir um clube desportivo em Albergaria-a-Velha. 

Apenas no final de 1923 o futebol viria a entrar com entusiasmo em Albergaria-a-Velha, altura em que começou a ser devidamente estruturado o ALBERGARIA SPORT CLUB, que em Fevereiro de 1924 viria a eleger os seus corpos gerentes. 

Este clube, cujos atletas, vestiam calção preto e camisola branca, passou depois a designar-se, por volta de 1930, SPORTING CLUBE DE ALBERGARIA [O Sporting Clube de Albergaria filiou-se no Sporting Clube de Portugal em 15 de Janeiro de 1930, por influência dos muitos adeptos locais dos leões lisboetas, tendo recebido o número de Filial 40] (foto 1). 

Pouco tempo depois, e rivalizando com este, surgiu o ARREGAÇA FOOT-BALL CLUB [filial nº 11 do F.C.Porto], equipado à Futebol Clube do Porto [constituído principalmente por gente da calçada e adeptos do F.C.Porto] (foto 2), o qual em 1934, pouco antes da sua extinção, passou a chamar-se FOOT-BALL CLUB DE ALBERGARIA. 

Também por esta época e até ao final da década de 30, surgiu o efémero SANTA CRUZ FOOT-BALL CLUB (foto 3 de 1933). 

De todos estes clubes, aquele que ainda perdurou por alguns anos foi Sporting Club de Albergaria que, por falta de apoios, viria a dissolver-se apenas em 1938, numa altura em que já germinava a ideia de ser criada uma equipa de futebol associada às fábricas Alba. Para esse fim, desde 1934 que fora efectuada uma subscrição para transformar a “Quinta das Laranjeiras”, na Cavada Nova, num campo desportivo. 

No seguimento desses acontecimentos, foi fundado no dia 1 de Janeiro de 1941, sob a égide das Fábricas Metalúrgicas Alba, uma associação desportiva com a designação de ALBA SPORT CLUB (...) O primeiro jogo oficial realizou-se no dia 19 de Outubro de 1941. 

Fonte: adaptado de artigo de Dr. Delfim Bismarck (texto completo em Portal de Albergaria e Jornal de Albergaria) [outras fontes: Dr. Albuquerque Pinho, forum scp]  

Tertúlia sobre Futebol em Albergaria 

Havia cá na vila 3 clubes. O Santa Cruz, o Sporting Clube de Albergaria e o Arregaça, que foi a filial nº 11 do Futebol Clube do Porto. 

O Santa Cruz não tinha campo e jogava no campo do Sporting, filial do Sporting Clube de Portugal, que era na Feira Nova, hoje imediações do Colégio. 

O campo do Arregaça era na Cavada Nova, mais ou menos onde se situa(va) a casa da D. Angelina, portanto à esquerda da casa do senhor António Augusto Martins Pereira, até próximo do Motel. 

Nomes daquele tempo: Amílcar de Lemos Alho, Eduardo Pedro, Anselmo do Sobreiro, João Renta (que foi o primeiro – e para alguns o melhor – guarda-redes que jogou em Albergaria), o Barros, o Zé Caseiro, o Dr. Zé Mendes, o João Mineiro, o Gueirão, o Luís Mano, o Francklim, o Domingos, o Américo Anastácio. 

E no Arregaça: Arnaldo Gil, Pinoita, João Baixinho, que era o guarda-redes, o Jaime Raibo e outros. 

Fundadores do Sporting Clube de Albergaria: Fausto Vidal, Alexandre de Albuquerque e Vasco Vidal .

 Fonte: “Arauto de Osseloa” (adaptado) (Fotos disponibilizadas por Eng. Duarte Machado e Jornal de Albergaria)

Sem comentários: