sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Novo Jornal "Correio de Albergaria" (01-08-2012)


(...) o concelho de Albergaria-a-Velha não é menos que outros da região e, como tal, não pode ser o único sem um órgão de comunicação especificamente concelhio que divulgue o que aqui acontece, perpetuando notícias no tempo e levando-as às gerações futuras. Como alguém disse um dia: "o que não é notícia, não acontece".

É neste âmbito que surge o CORREIO DE ALBERGARIA. A escolha do seu nome deveu-se a diversos factores, mas, principalmente, a um factor histórico, uma vez que já existiu em tempos um "Correio d' Albergaria", que foi um jornal marcante na sua época, não apenas pela qualidade que apresentou, pela persistência que teve, pelas importantes campanhas pioneiras que lançou (nomeadamente ecológicas), mas também por ter sido o primeiro a apresentar gravuras e fotografias de alguns aspectos do concelho.


É, assim, uma espécie de homenagem ao seu nome, à sua tradição e a todos aqueles que se dedicaram à imprensa local no nosso concelho ao longo dos últimos séculos.

Por entendermos que o concelho de Albergaria-a-Velha é mais do que merecedor de um órgão de comunicação defensor dos interesses e divulgador das suas actividades, lançámo-nos neste desafio em tempos pouco propícios a aventurais culturais e económicas, numa iniciativa corajosa que há-de valer a pena.


A existência de um órgão de comunicação estritamente local proporciona um reforço da coesão social e aumenta o sentimento colectivo, o espírito de comunidade, para além de difundir o que acontece na nossa terra, dando-a a conhecer a todos, sejam eles naturais, residentes, ausentes ou meros curiosos. (...)

Fonte: Delfim Bismarck Ferreira / Sara Vinga da Quinta (extracto)

Sem comentários: