sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Luís de Brito Guimarães (1877-1950)


Nasceu em 1877 e fez o curso de Direito na Universidade de Coimbra, tendo igualmente concluído o curso do Magistério na Escola Normal Superior. Ainda chegou a ser Juiz de Direito, mas preferiu o ensino e foi professor do Liceu de Aveiro.

Envolvendo-se na política e na vida aveirense, foi aí Presidente da Câmara, Governador Civil e membro da Junta de Obras da Barra de Aveiro. Como membro do Partido Unionista foi Ministro dos Negócios Estrangeiros e depois Ministro dos Abastecimentos e Transportes.

Seu pai, Delfim Guimarães, tinha organizado em 1875 a Companhia do Papel do Prado à qual associou em 1889 a Fábrica de Papel de Vale Maior. Em 1925, o Dr. Brito Guimarães ascende à Administração da Companhia do Papel do Prado, então a maior empresa do ramo no País.

A partir da sua actividade profissional e política em Aveiro e da sua ligação à Fábrica de Vale Maior, apaixonou-se pela terra, pela sua tranquilidade e beleza, pela afabilidade das pessoas e mandou então construir uma ampla moradia, sobranceira à ladeira da Fábrica, num sítio aprazível.

Aí vinha passar largas temporadas, durante as quais convivia com numerosos amigos, tendo ocasião de se inteirar de dificuldades e aspirações pelas quais se empenhava. Foi assim que, entre outras instituições, contribuiu generosamente para a Misericórdia de Albergaria, quando se iniciava a construção do primeiro hospital e da Sopa dos Pobres.

Foi uma figura política de relevo, com boa presença, de palavra fácil, um tanto pomposo, mas agradável e benemérito.

Faleceu em 1950, com 73 anos.

Fonte: "Gente Ilustre em Albergaria-a-Velha", António Homem de Albuquerque Pinho

1 comentário:

Anónimo disse...

Dr. Jorge Cunha (MAC) tem ligações a Alquerubim