sábado, 10 de agosto de 2013

Exposição "Memória: História, Arte e Fé" comemora os 400 anos da paróquia de Angeja


No âmbito das comemorações dos 400 anos da Igreja Matriz de Angeja, está patente, até ao dia 29 de agosto, a exposição "Memória: História, Arte e Fé", concebida por José Silva e Luís Altino.

A fé, como elemento indissociável do ser humano, não pode ser ignorada no processo de fazer a História, que espelha as vivências de uma comunidade. Esta exposição tem como objectivo apresentar os momentos históricos mais significativos da vida paroquial, os instantes de fé de um povo que em mais de quatro séculos já deixou importantes marcas no património construído, na cultura e na arte desenvolvidas.


Ao longo de mais de uma centena de placares expostos na Igreja Matriz, o visitante pode conhecer a cronologia dos momentos mais marcantes de Angeja e que ilustram a vivência da sua fé. Para além de pormenores artísticos e arquitectónicos da Igreja, há uma mostra de paramentos, alfaias e alguns livros e documentos que ilustram o passado da comunidade.

Destaque, ainda, para uma secção dedicada às Invasões Francesas e à Guerra dos Trauliteiros e a revelação de imagens de um importante fresco que terá mais de 500 anos e que se presume representar o casamento de Santa Ana e de São Joaquim.


Para além de conceber a exposição "Memória: História, Arte e Fé", José Silva e Luís Altino, dois dedicados estudiosos da sua terra, estão a realizar um trabalho de investigação sobre o Associativismo em Angeja, a ser publicado no âmbito dos 500 anos do Foral da Vila. José Silva está, ainda, a trabalhar na obra "Topónimos e Outras Histórias da Vila de Angeja".

Fonte: CMAAV 

Videos: (1) (2)




Sem comentários: