quinta-feira, 23 de julho de 2015

Arnaldo e Eduardo Nogueira de Lemos


Arnaldo e Eduardo Nogueira de Lemos nascem em Alquerubim (Albergaria-a-Velha) numa família burguesa. Enquanto Eduardo envereda pela carreira militar, na marinha de guerra portuguesa (onde acompanhou, enquanto capitão de mar e guerra do Adamastor, a guerra sino-japonesa, bem como o nascimento da República Portuguesa), Arnaldo envereda pela medicina, estudando em Coimbra e integra as questões académicas relacionadas com o "enterro do grau".

Ambos deixam a terra de origem, para o então ultramar português. Arnaldo estabelece-se primeiro em Angola, onde exerce medicina na Catumbela por vários anos, mantendo sempre o contacto com o irmão mais velho nas suas deslocações de e para Lisboa, através das paragens efectuadas no Lobito.

Pouco depois da implantação da República, decide estabelecer-se em São Tomé, assumindo a gestão do hospital da Roça Rio do Ouro - a convite do Marquês de Vale Flor - logo alargando a prática clínica a várias outras roças da ilha.

Arnaldo Nogueira de Lemos (1912)

O irmão, cansado da vida da Marinha, abandona a carreira, matriculando-se também então em Medicina, na Universidade de Coimbra, onde chegou a ser professor (1911-3). Segue depois para São Tomé onde irá trabalhar conjuntamente com o irmão.

Ambos interessados nas questões da natureza, mantêm contacto com biólogos de Coimbra, auxiliando a recolha e identificação de novas espécies, e sendo mesmo atribuído o epíteto lemosii a um fungo que originava uma moléstia do cacaueiro.

Tentam também promover a sua própria exploração, na Roça Rio Vouga - com cujo nome homenageiam as origens, mas a actividade clínica e médica sobrepõem-se e constituem a sua principal ocupação.

Pela notoriedade e reconhecimento local, Eduardo chegou a exercer o cargo de governador-representante (1920 – 1921) num período em que a opinião pública mundial, e em especial a comunidade anglófona, denunciam as más condições de trabalho da população negra.

Com a sua actividade clínica e também com este exercício político, procurou alterar as condições de vida daquelas populações, mas durante escasso período, sendo pouco depois substituído .

Fonte: Casa Comum / Fundação Mário Soares (Fundo Ana, Luís e Pedro Nogueira de Lemos)

Fotos
(1915), "Postal fotográfico de elementos da família e amigos dos Nogueira de Lemos", CasaComum.org, Disponível HTTP: http://www.casacomum.org/cc/visualizador?pasta=09003.001.012 (2015-7-23)
(1912), "Envio de retrato de Arnaldo Nogueira de Lemos", CasaComum.org, Disponível HTTP: http://www.casacomum.org/cc/visualizador?pasta=09003.001.014 (2015-7-23)
(1915), "Retrato de Eduardo Nogueira de Lemos", CasaComum.org, Disponível HTTP: http://www.casacomum.org/cc/visualizador?pasta=09003.001.007 (2015-7-23)


2 comentários:

Anónimo disse...

Li com interesse a notícia referente ao meu avô, Arnaldo Nogueira de Lemos e seu irmão e meu tio avô Eduardo. Quero, no entanto, chamar a atenção para que a fotografia que acompanha o texto não é de Eduardo Nogueira de Lemos mas sim de um amigo que lha oferece com dedicatória.

Blogger disse...

Já substituímos a foto de Eduardo Nogueira Lemos por outra partilhada no livro Albergaria-a-Velha 1910 ... de Delfim Bismarck e Rafael Vigário.

Mais informações nos grupos de facebook "Famílias de Albergaria" e "Alquerubim - Sua História e Suas Gentes"