sexta-feira, 10 de julho de 2015

Câmara de Albergaria disponibiliza 50 mil euros/ano para incentivar criação do próprio emprego


Os empreendedores que quiserem instalar-se no Concelho de Albergaria-a-Velha vão dispor de um conjunto de incentivos anuais que podem chegar aos 4000 euros. A Câmara Municipal lançou o Regulamento de Incentivos à Criação do Próprio Emprego, com o objectivo de atrair ideias de negócio e pequenas empresas recém criadas, de forma a desenvolver a economia local e dinamizar as condições de empregabilidade no Concelho.

O prazo para apresentação das candidaturas aos incentivos decorre de 24 de junho até ao dia 31 de agosto. Segue-se um período de análise por parte do júri, que integra elementos da Autarquia, da SEMA – Associação Empresarial e da AJE – Associação de Jovens Empreendedores. Os resultados são comunicados aos proponentes, a partir de 13 de outubro.

António Loureiro afirma que o regulamento de incentivos é inédito na Região de Aveiro e traduz o cumprimento de uma promessa eleitoral. “Albergaria-a-Velha é um concelho empenhado na criação de emprego, em melhorar o tecido empresarial e em captar novos empreendimentos. O regulamento de incentivos reforça a importância que o Município atribui ao empreendedorismo, como medida de reforço da economia local”, refere o Presidente da Câmara Municipal.


O Regulamento prevê a atribuição de dois tipos de apoios: uma bolsa de incentivos no valor de 250 euros por mês, pelo período de um ano, de forma a facilitar a sua instalação em Albergaria-a-Velha; e um conjunto de apoios à contratação de serviços externos, um para serviços de contabilidade (300 euros/ano), outro para serviços de design (350 euros/ano) e um terceiro para consultoria financeira e/ou serviços de capacitação (350 euros/ano).

No total, os jovens empresários ou empreendedores que se vierem a instalar no Concelho Albergariense podem dispor, num ano, de 4000 euros não reembolsáveis. A Câmara Municipal prevê a criação, no limite, de um posto de trabalho por cada candidatura e disponibiliza cerca de 50 mil euros, por ano, para apoiar 12 projectos.

Para serem elegíveis, os empreendedores deverão constituir a sua empresa no prazo de 60 dias após a candidatura, sendo admitidas candidaturas de empresas já existentes, desde que não tenham sido constituídas há mais de 180 dias. Os candidatos devem comprometer-se a manter a sede da empresa em Albergaria-a-Velha durante três anos e podem acumular os apoios camarários com quaisquer outros de índole pública ou privada.

O Regulamento de Incentivos à Criação do Próprio Emprego foi lançado pelo Executivo, no âmbito do programa “Albergaria Empreende+”, originou um processo de consulta pública e foi aprovado por unanimidade na Assembleia Municipal.

Fonte: CMAAV

Formulário

Sem comentários: