terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Ildemaro dos Santos Marques e o lançamento da Igreja de Deus Pentecostal em Portugal (1965-1974)


Ildemaro dos Santos, natural do concelho de Albergaria-a-Velha, converteu-se à Igreja de Deus Pentecostal (fundada em 1840 nos E.U.A.) na Venezuela e casou com Elizabeth, a filha de Missionários Porto-riquenhos aí emigrados.

Em 1965 foi enviado de Porto Rico para Portugal para estabelecer a Igreja de Deus Pentecostal, em Vale Maior, concelho de Albergaria-a-Velha.

Numa acta que mais tarde foi entregue na Secretaria da Igreja, consta que Ildemaro dos Santos efectuou, no mês de Fevereiro de 1965, uma série de conferências acerca do plano da Salvação, na aldeia de Vale Maior, e que começou a reunir-se em casa de seu pai, irmão Manuel Marques, com quatro crentes já baptizados.

Mais tarde conseguiram um local para Casa de Oração, próximo da Fábrica do papel do Prado, lugar da Ponte Velha, cuja inauguração ocorreu a 16 de Maio de 1965.

Posteriormente inaugurou outra Casa de Oração em Albergaria-a-Velha. A obra estava a desenvolver-se e no mês de Agosto de 1971 alugou um local para Casa de Oração, em Vila Nova de Gaia, localidade onde já vivia, na rua Leote do Rego, 194 em Coimbrões.

Um ano mais tarde foi inaugurada uma segunda Casa de Oração em Vila Nova de Gaia, sita à rua 14 de Outubro.

No período em que Ildemaro dos Santos esteve em Portugal (1965-1974), foram estabelecidas duas Igrejas na cidade de Lisboa: uma na rua do Embaixador, outra na Bica. Ambas eram pastoreadas por José da Fonseca Marques.

Fontes: IDPMI / Facebook

Ildemaro (16 anos) com os pais e irmãs

Sem comentários: