domingo, 10 de janeiro de 2016

Rota dos Moinhos - Moinho do Maia


O lugar do Fial foi em tempos uma importante terra de moinhos e moleiros e é actualmente o local do concelho de Albergaria-a-Velha com o maior número destes engenhos em funcionamento. Exemplo disso é este Moinho do Maia, em tempos conhecido como o Moinho do Tupinho, tendo em conta o nome do seu actual e anterior proprietário.

A sua construção remonta, pelo menos, ao século XIX. Actualmente composto por um único casal de mós, dos três que outrora apresentava, possui casa de moleiro adjacente com um interessante forno tradicional. Refira-se que os trabalhos de recuperação do engenho de moagem deste moinho estiveram a cargo de um artesão local, mestre nas técnicas tradicionais utilizadas desde sempre na construção destes engenhos, ele próprio igualmente residente no Fial, onde também é proprietário de um pequeno moinho de lavrador.

Esses antigos saberes de como trabalhar a madeira, na construção de rodízios e moegas, ou de como picar e afinar as mós para que estas voltem a exercer a sua função, são conhecimentos valorizados e preservados na Rota dos Moinhos.


Coordenadas GPS: N 40º 37´58.72” O 8º 30´43.62”

Local: Fial de Baixo – Alquerubim

Acesso: muito fácil.

Características do moinho: 1 moinho; 1 casal de mós.

Envolvente: Adjacente a antiga habitação de moleiros e enquadrado em ambiente rural.

Proprietário: Luís Fernandes Maia

Duração da visita ao moinho: 15 a 25 minutos.

Fonte: Rota dos Moinhos

Sem comentários: