sexta-feira, 20 de outubro de 2017

História Económico-Social de Albergaria-a-Velha no século XX

Fábrica de Papel de Valmaior fundada em 1872
O Município de Albergaria-a-Velha teve uma forte presença na história da indústria em Portugal, nomeadamente a Fábrica do Caima (primeira fábrica de pasta de papel de eucalipto no mundo), a Fábrica de Papel de Valmaior (fornecia papel de impressão para a maior parte das publicações periódicas do país) e a Fábrica Alba (empresa de fundição e metalomecânica que deixou marcas е mobiliário e equipamento urbano em todo o país).

Fábrica do Caima fundada em 1888 pela Caima Pulp
Torna-se importante reconstruir a história económica e social do século XX, tendo em conta a indústria como factor de valorização do município com a criação de um livro que destaque as principais indústrias: Alba, Minas do Palhal, Fábrica de Papel de Valmaior, Ferreira & Companhia, Companhia de Celulose do Caima, como principal motor da actividade económica e desenvolvimento social do Concelho.

Minas e Metalurgia SARL(actual Palbit) fundada em 1916
Foi adjudicado à historiadora Raquel Cardeia Varela um serviço de investigação especializada e criação de um livro sobre a História económico-social de Albergaria-a-Velha no século XX.

Fonte: internet  (em Novos Arruamentos); Imagens adicionais: Dissertação de Luís Martins

Nota: Na nossa opinião o estudo deveria ser alargado ao século XIX pelo facto de algumas das principais empresas se terem iniciado nesse período.

Outros Estudos

"Chorographia industrial do Concelho de Albergaria (...)" de Aníbal G. Ferreira Cabido (1911)

"A indústria no distrito de Aveiro. Análise geográfica relativa ao eixo rodoviário principal (EN n.° 1), entre Malaposta e Albergaria-a-Nova" de Lucília de Jesus Caetano (1986)

"Empresas e Empresários das indústrias transformadoras, na sub-região da Ria de Aveiro, 1864-1931" de Manuel Ferreira Rodrigues (2010), com destaque para a Fábrica de papel de Valmaior (Capítulo 3 - 7.1.) e a Fundição Albergariense (Capítulo 5 - 5.2.2).

Alba fundada em 1921
Ferreira & Cª fundada em 1877
Minas do Palhal descobertas em 1744 por ingleses.


Sem comentários: