Por vezes, o bordado é transposto para a arte da azulejaria, como se vê na capela de Nossa Senhora do Amparo, em Albergaria-a-Velha, datada do século XVII (...)
Traz no centro um rótulo com a Virgem e o Menino, envolto em rica decoração à maneira dos bordados indianos, com hastes florais e pavões, motivos também associados tradicionalmente à Virgem.
Fonte: Artigo "O Império dos Mil Anos e a arte do “tempo barroco” (...)" de Jaelson Bitran Trindade (Brasil)
Extracto da foto |
Capela de Nossa Senhora do Amparo (Sobreiro, Portugal)
Frontal de altar. Trata-se de uma capela particular.
Azulejo do século XVII.
Fotógrafo: João Miguel dos Santos Simões.
Data de produção da fotografia original: 1960-1970
Imagem arquivada na Biblioteca Digitile (Azulejaria e Cerâmica online) e no Biblarte (Flickr) (Biblioteca de Arte / Art Library da Fundação Calouste Gulbenkian)
Mais informações sobre a capela
Na saída da povoação e dependente duma casa particular está a capela de Nossa Senhora do Amparo que, segundo Patrício Theodoro Álvares Ferreira, remontará ao séc. XVII. Esta capela tem aparência de ter sido ampliada no comprimento. É de realçar a frontaria baixa mas equilibrada, a porta de verga direita e de cornija, os postigos ao lado, a sineirita no vértice e um magnífico frontal de azulejos do séc. XVII.
São do séc. XVII e de fabrico de Lisboa, policromos, do tipo de tecidos; a frontaleira e os sebastos reproduzem os volumosos bordados a ouro, desenhando enrolamentos de encanto; o pano central contém a Virgem com o menino dentro dum rótulo recortado; os dois laterais, os bordados indianos de hastes florais e grandes aves; cercam o conjunto azulejos de ângulo, com o tema de rendas.
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