terça-feira, 10 de outubro de 2017

Arte da Azulejaria na Capela de Nossa Senhora do Amparo (Sobreiro)


Por vezes, o bordado é transposto para a arte da azulejaria, como se vê na capela de Nossa Senhora do Amparo, em Albergaria-a-Velha, datada do século XVII (...)

Traz no centro um rótulo com a Virgem e o Menino, envolto em rica decoração à maneira dos bordados indianos, com hastes florais e pavões, motivos também associados tradicionalmente à Virgem.

Fonte: Artigo "O Império dos Mil Anos e a arte do “tempo barroco” (...)" de Jaelson Bitran Trindade (Brasil)

Extracto da foto


Capela de Nossa Senhora do Amparo (Sobreiro, Portugal)

Frontal de altar. Trata-se de uma capela particular.

Azulejo do século XVII.

Fotógrafo: João Miguel dos Santos Simões.

Data de produção da fotografia original: 1960-1970

Imagem arquivada na Biblioteca Digitile (Azulejaria e Cerâmica online) e no Biblarte (Flickr)  (Biblioteca de Arte / Art Library da Fundação Calouste Gulbenkian)


Mais informações sobre a capela

Na saída da povoação e dependente duma casa particular está a capela de Nossa Senhora do Amparo que, segundo Patrício Theodoro Álvares Ferreira, remontará ao séc. XVII. Esta capela tem aparência de ter sido ampliada no comprimento. É de realçar a frontaria baixa mas equilibrada, a porta de verga direita e de cornija, os postigos ao lado, a sineirita no vértice e um magnífico frontal de azulejos do séc. XVII.

São do séc. XVII e de fabrico de Lisboa, policromos, do tipo de tecidos; a frontaleira e os sebastos reproduzem os volumosos bordados a ouro, desenhando enrolamentos de encanto; o pano central contém a Virgem com o menino dentro dum rótulo recortado; os dois laterais, os bordados indianos de hastes florais e grandes aves; cercam o conjunto azulejos de ângulo, com o tema de rendas.

Sem comentários: