quarta-feira, 20 de março de 2019

Moinhos da Quinta da Ribeira (Ribeira de Fráguas)


Conjunto de dois moinhos de rodizio, também designados por Moinhos da Quinta da Ribeira, cada qual com um único casal de mós accionado pelas águas do Rio Filveda, cuja construção remonta, pelo menos, ao século XIX.

São ambos moinhos de consortes, ou de herdeiros, originalmente pertencentes a várias famílias de Ribeira de Fráguas, pequenos e médios lavradores que no passado o utilizavam de forma regular e mediante uma escala de horas previamente acordada.


Mais recentemente foram adquiridos e recuperados pelo Rancho Folclórico da Ribeira de Fráguas, integrando-se num aprazível parque de lazer propriedade desta associação local.

A jusante deste moinho encontra-se o Moinho de Baixo, também ele merecedor de uma visita e excelente pretexto para um agradável passeio ao longo das margens do rio, apreciando a beleza deste espaço natural.

Coordenadas GPS: N 40º 44´38.64” W 8º 26´19.07”



Descrição

Conjunto de dois moinhos de rodízio, cada um com um casal de mós, recentemente recuperados. Estes moinhos integram-se num circuito pedonal de grande beleza paisagística ao longo das margens do rio Fílveda, com ligação ao Moinho de Baixo e a parque de lazer envolvente.

Morada

Margem esquerda do Rio Fílveda - Ribeira de Fráguas

Como chegar

Tomando como ponto de referência a Junta de Freguesia de Ribeira de Fráguas, seguir a mesma estrada para nascente, ao longo do vale do Rio Fílveda. Poucas centenas de metros depois, após o parque de merendas da Junta de Freguesia local, poderá visualizar as margens do Rio Fílveda do lado direito da estrada, encontrando-se os moinhos na margem oposta. Acesso ao mesmo por via pedonal.

GPS: N 40º 44 ́38.64" O 8º 26 ́19.07"
Telefone 234529300 - Geral CM Albergaria-a-Velha
964852743 - Sandra Figueiredo
969587596 - Nuno Jesus
E-mail turismo@cm-albergaria.pt

ranchoribeira@gmail.com

Proprietário

Rancho Folclórico da Ribeira de Fráguas

Para visitar (todo o ano)

Mediante marcação. Contactar antecipadamente os serviços de Turismo da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha ou o RanchoFolclórico da Ribeira de Fráguas.

Fontes: Rota dos Moinhos / Moinhos de Portugal (pág. 49) / Portal das Viagens

 

Sem comentários: