terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Casa da Alameda (II)


O edifício onde hoje se encontra o restaurante Casa da Alameda, foi construído em 1910 no então designado Largo da Estação, pelo comerciante albergariense Francisco Augusto da Silva Vidal, com o objectivo de ser uma fábrica e armazém de moagens.

Este projecto teve uma existência efémera e, no ano seguinte, 1911, este edifício passou para a posse de seu cunhado, Bernardino Maria da Costa, que tivera o Hotel Costa, na Rua do Hospital, desde 1905, e fora sócio do novo Hotel Vouga em 1910.


Assim, Bernardino Maria da Costa instala neste edifício uma pensão, restaurante e mercearia, assim como uma oficina de correeiro.

Com a designação inicial de “Pensão Restaurante Albergaria”, decidiu dedicar-se à comercialização de vinhos. Bem-sucedido neste ramo, chegou a exportar para as então designadas províncias ultramarinas.


Este foi o passo para o desenvolvimento e crescimento da futura Casa da Alameda, acção que viria a ser promovida pelos pais dos actuais proprietários – Fausto Vidal e D. Beatriz da Silva Guimarães. Com a visão, criatividade e sentido empresarial que os caracterizavam, diversificaram o ramo inicial de negócios, passando a comercializar também materiais de construção, ferragens, espingardaria e equipamentos de caça, entre outros.

Com projecto do conceituado Arquitecto do Porto, Daniel Constant, e à época, tão inovadora e rara criação de imagem coordenada, da autoria de Fausto Vidal – logótipo, aplicação nas louças, vidros, talheres, estacionários, rótulos de vinho, edições de postais, com um serviço e uma cozinha de excepção, a Casa da Alameda tornou-se uma referência.


Nas décadas de 50, 60 e 70, por aqui passaram várias pessoas ilustres das quais destacamos os Condes de Barcelona – Avós do actual Rei de Espanha, o escritor Ferreira de Castro, famosos desportistas como Jacques Anquetil, Frederico Bahamontes, os irmãos Timonner e equipas de futebol e ciclismo, entre os quais do Sporting Clube de Portugal.

Foi também, durante décadas, o local escolhido por muitos para a realização de banquetes de casamento ou de baptizado, jantares políticos, de colectividades, etc.


Entretanto, surgiu o desvio da EN1, o que afectou bastante o movimento da então vila de Albergaria-a-Velha e, em particular, a restauração.

Na actualidade e há 109 anos, a Casa da Alameda continua(va) a ser uma referência na restauração da região.

Colaboração: Dr. Delfim Bismarck / Texto lido aquando da atribuição da Medalha de Mérito Municipal – Grau Prata (2018)
 

Sem comentários: