segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

PRAÇA PORTUGAL e Rua Fortaleza em Frossos - alguns dos laços entre Portugal e o Ceará



"PRAÇA PORTUGAL - um laço entre Portugal e o Ceará", elaborado pela Câmara Brasil- Portugal, em parceria com a Sociedade beneficente Portuguesa, relata vários laços entre Portugal e o Brasil, nomeadamente a história de Mário de Pinho Oliveira (natural de Frossos):

"Tinha 15 anos ao chegar a Fortaleza, nos idos de 1948, para onde embarcara a chamado do pai, que no Ceará residia desde 1893. O pai, Pelágio Oliveira, mandava buscar os filhos um por vez. Se os deixara distante, era para que fossem educados sob os cuidados da esposa, no casarão da aldeia de Frossos, população inferior a um milhar de habitantes, no concelho de Albergaria-a-Velha.

Aqui (no Ceará) eram mais braços para auxiliá-lo na lide intensa da panificação. Mário foi um dos derradeiros a viajar para o Brasil, que sabia ser um caminho mais de destino do que de opção"

Fonte: "PRAÇA PORTUGAL - um laço entre Portugal e o Ceará" (adaptado)

Mário de Pinho Oliveira com 15 anos

Praça de Portugal

Praça Portugal é uma praça de Fortaleza que fica no bairro Aldeota tendo sido criada em 1947, de autoria da arquitecta e paisagista Maria Clara Nogueira Paes, sendo a mesma foi inaugurada definitivamente em 1968 e passando por várias reformas (...)

Em 2014 surge um projecto da Prefeitura Municipal de Fortaleza para a substituição da praça por 4 outras que ficariam nas pontas do quadrilátero que compreende o espaço, ao invés de no centro como é hoje. A parte central, por sua vez, daria lugar a um cruzamento com semáforos.

Tal projecto foi alvo de protestos por parte da população, que não aceitou a demolição da praça. Foi realizado então o projecto de revitalização das quatro pequenas praças que encontram-se no entorno da Praça Portugal, bem como uma obra de pavimentação na rotunda da Praça Portugal.


Fortaleza é nome de rua em Frossos

Uma boa parte dos panificadores portugueses e de origem lusitana no Ceará é oriunda das "freguesias" de Frossos e Angeja em Portugal. O certo é que os frossenses residentes no Ceará devido ao carinho com que foram acolhidos pelos cearenses e tendo aqui constituído família e sido felizes, solicitaram à Junta da Freguesia com jurisdição sobre Frossos que desse a uma de suas ruas a seguinte denominação:

RUA FORTALEZA, CAPITAL DO CEARÁ.

A homenagem se faz justa também pelo número de famílias portuguesas radicadas no Ceará e originárias de Frossos: Nunes, Sequeiras e Siqueiras, Rodrigues, Oliveira, Teixeira, Abreu, Praça, Brandão, Conceição, Dias, Martins, Paiva, Pinto, Pinho, Caetana, Fonseca, Onofre, Serem, Duarte, Almeida, Neves Pimentel, Melo, Nogueira, Laranjeira, Simões, os Cristinos, os Ferreira do Passo, Santos e Neto Brandão [neste último caso - e em outros - com origens em outras freguesias como Eixo e Aveiro].

Frossos e Angeja são povoações portuguesas milenares próximas uma da outra e surgidas nas "colinas" situadas entre a Pateira, um pântano que se torna lagoa rica em peixes no inverno e as margens do rio Vouga, a 12 km da cidade de Aveiro - Portugal.

As duas localidades foram o berço de 90% dos panificadores e industriais de moagem, massas alimentícias, macarrão, bolachas e biscoitos no Estado do Ceará que imigraram desde a primeira metade do século 19 até a primeira metade do século 20.

Fonte: Luiz Antônio Alencar – “Peninha” - Eterno Big Brasa, músico e jornalista em "Portal Messejana" (adaptado)

Sem comentários: