quarta-feira, 10 de junho de 2020

Padres naturais da freguesia da Branca


O Padre Manuel Marques Dias foi sempre um sacerdote simples, tendo sido assistente local da JAC (Juventude Agrária Católica). Nasceu no seio de uma família de agricultores que vivia do amanho da terra, do lugar de Cristelo, desta paróquia [da Branca].

Foi um dos primeiros seminaristas da Branca a ser ordenado sacerdote, “guiado” pelo padre Conde. E foram muitos e não será por demais enumerá-los: Padre dr. Leonardo Pereira, António de Almeida, João Evangelista, Artur Pires da Conceição, que ingressou no seminário da diocese de Beja, José Camões, Querubim Silva, Alberto Nestor e muitos outros que não chegaram a ser ordenados.

Mais tarde, no tempo do padre Valdemar Costa, foram ordenados mais dois: Ângelo Silva e Mário Silva (clero regular). Nesse tempo a Branca “deu” muitos sacerdotes à diocese, ao invés da actualidade em que a crise de vocações tem vindo a aumentar de forma drástica.


Toponímia

Existem 3 ruas com nomes de Padres na freguesia da Branca:

"Rua Padre Artur Pires da Conceição", no Chaque.
"Rua Padre Conde", em Fundo da Vila (que era natural de Salreu e foi pároco na Branca entre 1920 e 1968); e
 "Rua Padre António Dias Almeida", em Fradelos

Padre Alberto Nestor Camões Rodrigues Sobral


Foi ordenado padre em 08-12-1972. É actualmente Chanceler da Cúria Diocesana e Colaborador paroquial da Glória (Aveiro)

Padre Artur Pires da Conceição (1915-1986) 

Era natural da Branca e foi ordenado padre em 1940. Ingressou no Seminário da diocese de Beja.

Padre Dr. Leonardo Pereira (1923-2009)

Natural do lugar de Casaldima. Em 1946 foi enviado para Roma, onde se licenciou em Direito Canónico na Pontifícia Universidade Gregoriana. Regressando a Aveiro, começou a exercer o magistério no Seminário, onde foi professor, acumulando com o múnus de capelão de Azurva e Taboeira, da paróquia de Esgueira.

Em 1952 foi vítima de uma queda desastrosa que lhe provocou graves reflexos na sua saúde mas, se o acidente reduziu a sua capacidade física, jamais diminuiria o seu vigor sacerdotal. Passados anos, ainda retomou algumas aulas no mesmo Seminário. Interrompeu a leccionação em 1961 e dedicou-se sucessivamente aos serviços de capelão do Hospital de Salreu, de Macinhata do Vouga, de Angeja e de Santiago (Aveiro).

Padre José Camões


Ordenado no dia 19 de abril de 1970, na Igreja da Branca, o Padre José Camões (José Camões Rodrigues Sobral) completou recentemente 50 anos de ordenação presbiteral.

Deu os primeiros passos como padre em Santa Joana, paróquia que então tinha sido acabada de criar, passou por Oiã e foi formador do Seminário de Aveiro de 1975 a 1993, sendo igualmente o reitor do Seminário nesses últimos anos. Desde 1993, é pároco de Águeda, liderando uma unidade pastoral que, com outros padres e diáconos, foi agregando paróquias.

Padre José Nunes Antão (1853-1911)

Natural de Soutelo. Destacou-se como pároco de Pinheiro de Bemposta, entre 1895 e 1911.

Família Pereira Pinto

Francisco Pereira Pinto, irmão de João Rodrigues Pereira, Alferes de Milícias de D. Pedro V.

João Pereira Pinto (1794-1895) - Nasceu na Casa da Barroca. Filho de João Rodrigues Pereira. Foi prior em Pinheiro da Bemposta (1842-1895)

Joaquim Pereira Pinto (1800-1866) - Nasceu na Casa da Barroca. Filho de João Rodrigues Pereira. Foi frade egresso num Convento de Frades até 1833. Posteriormente dedicou-se à pregação, sendo conhecido como o padre missionário. Em 1863 foi Presidente da Junta da Paróquia. Também foi Tesoureiro e Vogal.

Luís Pereira Pinto (1798-186x) - Nasceu na Casa da Barroca. Filho de João Rodrigues Pereira. Mandou construir uma capela anexa à sua residência. Foi pároco em Pinheiro da Bemposta, após o falecimento do seu irmão João. Foi também professor Régio, exercendo o acto na Casa da Quinta das Relvas. Foi prior e Presidente da Junta de Paróquia da Branca de 1863-1865).

O Padre Conde à esquerda e o Padre Manuel Dias à direita (Foto: ARMAB)

Padre Manuel Marques Dias

No exercício da sua actividade pastoral, o Padre Manuel Marques Dias foi coadjutor da Branca no tempo do padre Conde, pároco de Vilarinho do Bairro, Borralha, Oiã, esteve depois ao serviço da comunidade migrante portuguesa em França e foi pároco de Cacia, retirando-se depois devido a problemas de saúde, vivendo posteriormente no lugar de Soutelo da freguesia da Branca.

Em 2010 foi lançado o livro "Ritual ou Evangelho ? - Relatos de Vida", com coordenação de Gilberto de Carvalho Fernandes, em torno do homem e padre Manuel Marques Dias

Padre Querubim Silva


Ordenado no dia 21 de dezembro de 1969, na Igreja da Branca, o Padre Querubim Silva (Querubim José Pereira da Silva), natural de Casaldima, completou recentemente 50 anos de ordenação presbiteral.

É actualmente Pároco de Angeja, Diretor do jornal diocesano “Correio do Vouga”, Assistente Nacional da Acção Católica Rural, Coordenador Pastoral do Colégio de Calvão e Membro da Comissão da Formação Permanente do Clero.

Fonte principal: Alírio Silva / Correio do Vouga, 03/07/2014

Outras Fontes: Diocese de Aveiro / Correio do Vouga / Anuário católico / "Auranca e a Vila da Branca " / Blog "Novos Arruamentos"

[Agradecemos informações adicionais, nomeadamente do Padre Artur Pires da Conceição e António Dias Almeida]

Sem comentários: