sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Kovacs, o pioneiro (artigo de Lúcio Flávio Pinto de 03-12-2015 no seu blog homónimo)

A imprensa paraense ignorou a morte, ontem, de Adalberto Kovacs Nogueira, que foi enterrado hoje. Ele era uma excelente figura humana, que cativava as pessoas e mantinha uma extensa relação de amizade. Mas foi também um pioneiro na aviação de pequeno porte no Pará, com sua Kovacs".

"Infelizmente, teve insucesso na passagem para uma empresa de maior porte, não por alguma imperícia pessoal, mas por circunstâncias sobre as quais preferia não falar, pagando o preço em silêncio por adversidades externas, que avinagraram sua vida".

"Viajei algumas vezes no teco-teco que ele pilotava e durante algum tempo cruzei com ele por aeroportos e outros lugares. Estava sempre de bom humor e receptivo a uma boa conversa, ainda mais se fosse em “off”. Fez histórias no apoio que deu a empreendimentos pioneiros, como a exploração do minério de ferro de Carajás".

"Tinha muita história na memória. Pena que não a narrou num livro. Pior ainda que tenha sido esquecido pela imprensa, cada vez mais desatenta pela história camuflada de cotidiano".

"No capítulo do desbravamento do sertão amazônico pela aviação, o português Adalberto Kovacs Nogueira teve papel destacado. E esse título ninguém lhe tira. Nem a insensibilidade da imprensa". 

(Extrato de fotos partilhadas por Fátima Sequeira + abpic.co.uk / Joe Evans)

"O senhor Adalberto Nogueira, esposa e filha Leila no Rio de Janeiro".


Ficha consular de Francisco Kovacs Nogueira que foi sócio, com o irmão Adalberto, da Taxi Aereo Kovacs S A. pioneira na aviação de pequeno porte no Pará


(Fotos: Fátima Sequeira e familysearch) 

Sem comentários: