quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Serração de Manuel Rodrigues Correia & Irmão

A "Serração de Manuel Rodrigues Correia & Irmão" funcionava onde hoje se situa a Praça (Entre os nºs 2 e 3 da foto 3: "ao fundo do lado esquerdo, atrás daquela casa isolada"). Terá aí funcionado entre os anos 30 e o início da década de 60 (??).

A serração pertencia ao pai e tio do Engenheiro Carlos Rodrigues, que foi professor no Colégio e mais tarde do Liceu de Águeda, mas era conhecida por Serração do Sr. Manuel, que era o responsável pela serração.

Os filhos do Sr. Manuel e D. Olívia (sobrinha dos sócios) eram conhecidos por Carlos da Serração (trabalhou na Alba), Mário da Serração (trabalhou nos CTT) e Leopoldina da Serração.

Comentário de Teresa Mendes: "Sei que os meus avós (Olívia e Manuel), e os filhos (Carlos, Mário e Leopoldina) viveram na serração onde hoje é o mercado e que essa serração era de uns tios maternos da minha mãe, isto é, da família da minha avó Olívia. Sei que se tratava de uma serração e moagem"

O encarregado era o Sr. Patrício Ferreira. Também aí trabalharam o Sr. Manuel da Minda e o avô de Júlio Vidal Barros

(Fotos partilhadas por Teresa Mendes, Margarida Couto e Duarte Machado; agradecimento a Teresa Mendes, Leite Gonçalves, entre outros)



Sem comentários: