quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Armando Gonçalves Mourisca, médico


Armando Gonçalves Mourisca, filho de Augusto Pinheiro Mourisca e Adozinda Augusta da Conceição Gonçalves, formou-se em medicina na Faculdade do Porto.

Emigrou para Moçambique, a convite do Dr. José Simões Ferreira (pai de Teresa Heinz-Kerry), que era seu primo, para trabalhar no hospital Miguel Bombarda onde trabalhava o Dr. Simões Ferreira, que era um conceituado Radiologista em Lourenço Marques, e um outro primo, também de nome Armando, que era enfermeiro.

Posteriormente o Dr. Armando foi para Cabo Delgado para uma plantação de Sisal e, mais tarde, para Quelimane, onde foi o médico-chefe dos CFM (Portos e Caminhos de Ferro) de Quelimane e Presidente do Ferroviário de Quelimane.

Ao fim de 11 anos em Quelimane, foi convidado para ir para Sena Sugar Estates, no Luabo, uma Companhia de Açúcar no Luabo.


Casado com D. Lisete G. Oliveira Mourisca, que faleceu há poucos anos, teve 3 filhos, Maria Isabel, Carlos Alberto e Carla, todos nascidos em Moçambique, em Porto Amélia, hoje Pemba, tendo-se radicado em Santarém após o regresso a Portugal.

Em Moçambique nunca deixou de tratar uma pessoa por não ter dinheiro. Alguns colegas ficavam revoltados com ele por ele ver os doentes gratuitamente.

"Diziam ao meu pai: tu pensas que por não levares dinheiro que te põem uma estátua no jardim. O meu pai nem respondia. Nunca tivemos problemas nenhuns em África. O meu pai sempre tratou um branco da mesma maneira que tratava uma pessoa de cor. Por isso é que digo que sempre tive um orgulho pelo meu pai".

Fonte: adaptado de post do filho Carlos Mourisca no grupo "Lourenço Marques, A Capital da Memória, Figuras, Factos e Outras Estórias"

Sem comentários: