segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Maria Celina dos Santos, Professora

 

Maria Celina dos Santos nasceu a 21/01/1926, na então Vila do Barreiro, quando o seu pai aí trabalhava. Depois da instrução primária fez o 3º ano de liceu, no Barreiro. Quando lhe perguntavam o que queria ser quando fosse grande respondia, sem hesitar, advogada e bailarina. Para advogada nunca teve estofo mas sempre teve veia de artista.

Desde pequena vinha passar férias para Alquerubim, terra da sua mãe, onde tinham uma modesta casa, e quando o pai se aposentou dos Caminhos de Ferro do Sul e Sueste, onde era empregado, resolveram mudar-se definitivamente para esta aldeia. 


 Frequentou o Colégio da Nossa Senhora de Fátima onde esteve até fazer o sexto ano em regime de internato. Com o contacto de professoras foi se formando o ideal do ensino e decidiu ser professora, tendo frequentado o magistério primário do Porto onde fez o primeiro ano com relativa facilidade e gosto. Contudo, já no final da época, foi apanhada por uma doença imprevisível, mas Deus ajudou-a e passados 10 meses estava clinicamente curada, acabando no ano seguinte o curso de professora do ensino primário. 

Lecionou nas escolas de Frossos, Azurva, Pardilhó e Paus (Alquerubim), sempre se inserindo com facilidade e juntando duas das suas grandes paixões, o ensino e o teatro. 

Muito ligada a Obras sócio-culturais ensaiou e tomou parte de muitas peças de teatro na Casa do Povo de Alquerubim, durante cerca de 40 anos – começou com 12 - e aí criou uma Biblioteca e um Curso para Adultos. 

Depois da sua aposentação tencionava formar um Grupo de Teatro Infantil mas acabou por se dedicar aos idosos pois fez parte da comissão instaladora e da Direção da ASSA, Associação de Solidariedade Social de Alquerubim.

(Adaptado do livro "Caminho de uma Vida" da Professora Maria Celina dos Santos; Agradecimento a Joao Reis Melo)

Sem comentários: