segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Senhor da Santa Cruz






O dia da Festa da Santa Cruz (Campinho) é 19 de Setembro, sendo celebrado este ano no fim de semana de 15 e 16 de Setembro.

Santa Cruz é o orago da freguesia de Albergaria-a-Velha (anteriormente denominada de Santa Cruz de Albergaria-a-Velha), sendo a Igreja Matriz de Albergaria-a-Velha dedicada a Santa Cruz.

Nas armas do brasão do Concelho aparece em destaque uma "Cruz de azul", a qual constituí um símbolo do espírito cristão, da representação das armas de D. Teresa e do nome primitivo da freguesia.

A actual capela do "Senhor da Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores" foi construída em 1903 pelo mestre-de-obras albergariense José da Silva Vidal, segundo projecto seu, sendo a primeira festa realizada em 9 de Maio de 1904.

A anterior capelita estava em ruínas, sensivelmente no mesmo sítio da actual. A partir dessa data as festas da Santa Cruz atingiram, por vezes, imponência religiosa e proporções populares notáveis, embora os dias e meses das festas tivessem mudado várias vezes ao longo dos anos.

Fonte: Adaptado de artigo do Dr. Albuquerque Pinho in Jornal de Albergaria nº 219 - 09/07/2002

1 comentário:

Manuel Bernardino disse...

Caros amigos,

Quero dar os parabéns pelo excelente trabalho, que vêm desenvolvendo em prol da nossa Querida e Bela Albergaria.

Sempre so dispôr, o amigo Manuel Bernardino