sábado, 26 de janeiro de 2008

Associação dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha

A fundação da Associação de Bombeiros de Albergaria-a-Velha terá sido motivada por um grande incêndio que, no ano de 1922, se terá alastrado no quarteirão compreendido entre a Praça Rainha D. Teresa e o caminho junto ao edifício dos Correios.

A primeira reunião, para a organização de um corpo de bombeiros, terá tido lugar em 3de Abril de 1924, no escritório do advogado Dr. António Fortunato de Pinho. Os primeiros Estatutos foram aprovados em Assembleia Geral de 14 de Dezembro de 1924, o alvará do Governador Civil de Aveiro é datado de 22 de Janeiro de 1925, sendo os primeiros Corpos Gerentes eleitos em 15 de Março de 1925.

Sérgio Reis Costa, avô do piloto de Fórmula 1, Tiago Monteiro, foi um dos primeiros presidentes (e comandante) dos bombeiros voluntários de Albergaria-a-Velha.

Mais recentemente, António Atanázio Ribeiro foi comandante, durante mais de 20 anos, tendo recebido a medalha de ouro de Mérito Municipal. Foi sucedido no cargo, em 1997, por José Ricardo Bismarck, que entrou para a corporação aos 16 anos e percorreu todos os escalões hierárquicos até ascender ao topo da carreira, tendo prestado serviços meritórios quer em Portugal, quer no estrangeiro (nomeadamente, nos E.U.A., aquando do ataque às Torres Gémeas no 11 de Setembro de 2001).

O actual presidente é, desde 1998, Elísio Apolinário Simões da Silva que sucedeu no cargo a Isidro Lopes da Silva.

Photobucket

A Junta de Freguesia de Albergaria-a-Velha atribuiu, em 2001, a Medalha de Mérito em Ouro à corporação de bombeiros da vila. Uma distinção que pretendeu homenagear os «soldados da paz» albergarienses na passagem dos 75 anos de vida.

O brasão da associação é constituído por uma fénix estendida e voltada para a direita, de ouro e perfilada de preto, sobre quatro achas de preto incendiadas de ouro, trazendo ao peito dois machados cruzados de prata com cabos de preto, sobrepostos pelas armas do concelho, com listel branco com legenda a negro –“Albergaria-a-Velha”.

Fonte: bombeirosdealbergaria (adaptado)

Sem comentários: