segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Pelourinho de Frossos


Imovel de Interesse Público

Da sua antiga autonomia, Frossos conserva um pelourinho, originalmente levantado num cruzamento de acesso à povoação. Foi deslocado depois de 1963, erguendo-se hoje no largo a que deu o nome, no centro da aldeia. Assenta num soco de três degraus quadrangulares, de aresta, em cimento e laje de tijolo, de factura moderna. Esta plataforma foi construída aquando da deslocação do pelourinho para o presente local, sendo ainda possível conhecer o aspecto do soco original, através de aguarela anterior a 1936.

Segundo relatório da Direcção Regional de Edifícios e Monumentos do Centro, tratava-se de uma “base maciça de alvenaria com reboco de cimento, com 1,45 de lado por 0,80 de alto”, com o topo rampante, de forma a receber o assento do fuste e da sua base quadrangular.

O conjunto era guardado por quatro pilaretes nos ângulos do soco. Actualmente, a coluna assenta directamente sobre o último degrau, embora possua um arremedo de base, constituída por um ligeiro espessamento do fuste. Este é de secção quadrangular, liso, e decorado a curta distância do topo por uma fina moldura saliente. O remate é um paralelepípedo de secção quadrada, sobre um tabuleiro pouco saliente.

Tem as faces molduradas, com vestígios de decoração heráldica, conservando-se apenas parte de um escudo de armas nacional. A peça de remate é encimada por um espigão de ferro muito longo, com cerca de metade do comprimento do fuste, e com dois braços de ferros em cruz, na horizontal, fixados a curta distância da base. Possui a data de 1620 inscrita no tabuleiro do remate.

Fonte: IPPAR / Internet

Imovel de Interesse Municipal

Os Pelourinhos são símbolo da autonomia administrativa concelhia, dos direitos e deveres das povoações, são marcos representativos da história local e da tradição política portuguesa definida nas cartas de Foral.

O Pelourinho de Frossos remonta ao século XVI e o material usado é o calcário. A base é composta por três degraus de forma quadrada. A coluna é igualmente quadrangular. No capitel estão inscritas as armas reais e um ferro com cruzeta que se usava nos sentenciados.

Frossos foi sede de concelho e pertenceu à Comarca de Esgueira (pertencente ao actual concelho de Aveiro) criada no século XVI.

Fonte: Câmara Municipal

Sem comentários: