quarta-feira, 9 de abril de 2008

José Luís Ferreira Tavares, Comendador (1821-1877)


Era natural de Albergaria-a-Velha e pertencia à ilustre e muito antiga “Família dos Luizes”, assim chamada porque no nome de baptismo de todos os homens figurava o nome Luís em segundo lugar.

Tendo-se dedicado à carreira comercial fixou-se, ainda novo, em Lisboa e veio a fazer sociedade com o também albergariense, João Pereira Negrão.

Senhor de uma vasta afortuna, regressou a Albergaria em 1862 e construiu um palacete para sua moradia que ainda existe no actual Largo do Conselheiro Sousa e Melo.

Associado a seu irmão Manuel Luís, o Alferes da Fonte, montou uma indústria de serração (...) Fundou também e pôs em laboração a Fábrica de Papel de Vale Maior, em 1872 (...)

Em 1866 foi eleito vereador da Câmara Municipal e, em 1868, presidente, cargo que ocupou, sucessivamente reeleito, até 1874. A sua acção foi notável pois conseguiu imprimir à vida camária uma dinâmica até aí inusitada, de modo a transformar a triste e mísera povoação numa vila de aspecto aprazível, o que contribuiu para a manutenção do Concelho. Apoiou e fez avançar rapidamente a concepção do Eng. Brito Rebelo que criou um novo e amplo espaço urbano para o Centro de Albergaria-a-Velha, em cujo topo poente de uma ampla praça sobressaem os Paços do Concelho, cuja construção iniciou, mas foi abandonada quando deixou a Câmara, em 1874. Dela irradiavam quatro novas ruas, como outras não existiam na época, se exceptuarmos a estrada real Coimbra-Porto.

Deu começo à rede de estradas do Concelho para cuja execução e viabilidade organizou o imposto de trabalho que converteu numa fundamental fonte de receita para a execução da rede viária.
(...)
Pela sua obra foi agraciado pelo Governo com a Comenda da Ordem Militar de Cristo.

Faleceu em 1877, com 56 anos, mas deixou o seu nome para sempre ligado à viragem da estagnada povoação, para a modernidade que, com a sua visão arrojada, iniciou.

Fonte: António Homem de Albuquerque Pinho, “Gente Ilustre em Albergaria-a-Velha”

Sem comentários: