segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Fernando Flores, Músico e Professor

Artur Fernando Camões Flores nasceu em Albergaria-a-Velha em 1941. Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música do Porto. Em Lisboa, estudou na classe do Prof. Johannes Auersperg, no Conservatório Nacional.

Em 1964, parte como bolseiro da Fundação Gulbenkian, para Regensburg na Alemanha, onde recebe, durante três meses, lições particulares do Prof. Schlechtleitner, seguidamente vai para Salzburg onde prepara o exame de admissão à Academia de Viena (Escola Superior de Música) com o Prof. Burgschwendler, docente do Mozarteum de Salzburg.

Em 1969 conclui o Curso Superior de Contrabaixo da Academia de Viena, com a mais alta classificação, tendo como Mestre durante quatro anos o Prof. Ludwig Streicher.

Participou em 1970 no Curso Internacional de Música de Câmara dirigido pelo Prof. Enrico Mainardi no Mozarteum de Salzburg, assim como em todos os Cursos Internacionais de Música da Costa do Sol orientados pelo Prof. Ludwig Streicher.

Integrou como instrumentista convidado, entre outras, a Orquestra Filarmónica de Viena, a Orquestra Estatal da Ópera de Viena, Mozarteum de Salzburg, Tonkunstler de Viena, òpera de Linz, ópera de Regensburg e Sinfónica de Kattovice (Polónia).

Integrou vários agrupamentos de Música de Câmara, actuando como solista na Orquestra de Câmara de Lisboa. Foi Contrabaixista da Orquestra Gulbenkian durante 34 anos. Foi componente da Orquestra La Folia e Orquestra Sousa Carvalho desde a sua fundação. Foi Professor de Contrabaixo no Conservatório Regional de Setúbal e de Contrabaixo, Música de Câmara e Orquestra no Conservatório D. Dinis.

É Professor na Academia de Amadores de Música, em Lisboa, desde 1974 leccionando as cadeiras de Contrabaixo e Música de Câmara.

Em 2004 orientou um Curso de Contrabaixo na Escola Superior de Música de Santiago de Compostela.

É frequentemente convidado a orientar cursos de Contrabaixo na Escola de Música do Fundão. Ao longo destes anos de docência, muitos alunos seus tornaram-se profissionais, ocupando lugares de destaque não só em Portugal como no estrangeiro, seja nas Orquestras Sinfónicas, no Jazz, na Música de Diversão ou no Ensino.

Para complementar a formação profissional dos seus alunos, fundou o Quarteto de Contrabaixos da Academia de Amadores de Música, que é uma formação aberta onde participam os estudantes finalistas ou recém-formados. Para este agrupamento os compositores Fernando Lopes Graça e Alexandre Delgado compuseram expressamente obras que foram executadas com a presença dos autores.

Fonte: Academia de Amadores de Música

1 comentário:

ctbs disse...

Hoje de manhã estava a ouvir a entrevista do contrabaixista André Carvalho à Antena 2 quando ele referiu que tinha sido aluno do Prof. Fernando Flores. Também encontrei o seguinte canal do youtube

http://www.youtube.com/user/arturfernandoflores