sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Escola Secundária de Albergaria-a-Velha



A Escola Secundária de Albergaria-a-Velha começou por ser uma secção de ensino técnico secundário da Escola Comercial e Industrial de Oliveira de Azeméis, da qual dependia.

Situada na Rua Almirante Reis [onde mais tarde chegou a funcionar a Biblioteca Municipal], abriu as suas portas no dia 13 de Outubro de 1970.

Na Escola funcionava o ensino secundário técnico diurno e nocturno, com os seguintes cursos gerais: Formação Feminina, Administração e Comércio, Electricidade e Mecânica. O número de alunos era inferior a 500 alunos e os quadros de docência, pessoal administrativo e auxiliar consistiam em 22, 7 e 18 respectivamente.

O Decreto-Lei nº 260-B/75, de 26 de Maio, consagra finalmente a emancipação relativamente à Escola Comercial e Industrial de Oliveira de Azeméis e oficializa a criação da Escola Secundária de Albergaria-a-Velha, funcionando com autonomia administrativa a partir do dia 1 de Janeiro de 1976.

O actual espaço físico deste estabelecimento de ensino começou a funcionar no ano lectivo de 1976/77, mas apenas se resumia ao recém-construído Pavilhão A. Por isso, era necessário recorrer a outros espaços, fora da escola, ainda que improvisados e mal adaptados, para albergar todos os alunos e para atender à especificidade de algumas disciplinas.

Só mais tarde surgiram o Pavilhão Polivalente, os blocos B e C, o Pavilhão Oficinal e, finalmente, o Pavilhão Gimnodesportivo.

Fontes: aeaav, esec-albergaria-a-velha

Sem comentários: