quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Referência a Telhadela em obra literária de Ranulfo Prata

 

Ranulpho Prata (1896-1942) foi um médico e escritor brasileiro nascido em 1896 em Lagarto (Sergipe) mas radicado em Santos. Foi autor, entre outros livros, de “O Triunfo” (1918), "O Lírio na Torrente" (1926) e “Navios Iluminados” (1937).

No seu romance "Navios Iluminados" existe uma referência a Telhadela, de onde é natural a esposa de Manuel Milagre. Possivelmente Ranulpho Prata terá contactado com portugueses oriundos de Telhadela radicados em Santos, sendo um dos mais destacados António Domingues Pinto.

Manuel Milagre é o dono da pensão em que mora o personagem principal da trama, o migrante nordestino José Severino de Jesus, e seu amigo, Felício.



Extracto do livro

"Seu Manuel Milagre, logo que veio de Portugal, empregou-se na Companhia, onde estava há 23 anos. Fez carreira. Começando como guincheiro, a trabalhar nas pontes volantes (...).

Viera casado da terra já com filha, a Florinda. Mas, a mulher, arrancada aos ares bons de Telhadella, freguesia de Ribeira de Frágoas, estranhou o clima de Santos, adoeceu, morrendo pouco tempo depois. Milagre sentiu com sinceridade. Mas, a vida não deixou que ele fosse fiel à memória, como desejava. Era pobre, precisava de ajuda da mulher, tinha filha pequena para criar. Casou-se com a brasileira Francisca, uma das primeiras amizades da defunta."


Extractos de tese de Alessandro Atanes 

É na Rua João Alfredo que fica o chalé do português Manuel Milagre. De lá, Milagre e seus dois inquilinos, José Severino e Felício, caminham por 15 minutos até o cais. O primeiro, com décadas de serviços prestados à companhia, dirige-se ao guindaste; os outros dois vão para a carga ou serviços gerais. Milagre, empregado da companhia desde a primeira década do século XX, se não fosse um personagem, seria um dos 23.055 portugueses que somavam 25,89% da população de Santos em 1913.(...)

A migração e a imigração são dois assuntos que estão nas páginas do romance de Ranulpho Prata. Nenhum dos personagens principais é sequer santista. José Severino de Jesus e seu amigo Felício são baianos, de Patrocínio do Coité; Manuel Milagre e a esposa Sá Francisca, que alugam um quarto do chalé aos dois amigos, são portugueses. A filha de Manuel, Florinda, que se casa com Severino, é a única personagem do núcleo principal que nasceu em Santos. Os tipos da narrativa são formados por migrantes nordestinos que buscam trabalho urbano (...)

Fontes: Novos-Arruamentos / Revista Pausa (capa de livro) / Alessandro Atantes 

Mais informações sobre o livro e o autor: Armonte / Estadão (reedição)

1 comentário:

Blogger disse...

Mensagem colocada no blog "Novos Arruamentos"

Alessandro Atanes disse...

Caro blogueiro ou blogueira.

Escrevo aqui de Santos, onde ocorre a ação do romance Navios Iluminados.

Escrevi já bastante coisa sobre o livro, tanto no sítio www.portogente.com.br como em minha dissertação de mestrado, que pode ser lida em www.teses.usp.br, é só buscar por navios iluminados.

Saudações, Alessandro Atanes