sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Conservatório de Música da Jobra (CMJ)


O Conservatório de Música da Jobra (CMJ) foi criado no dia 3 de Outubro de 1986 como Escola Particular de Ensino Livre (...) No dia 3 de Agosto de 1994, o CMJ foi reconhecido como Escola de Ensino Oficial Artístico, tendo, numa primeira fase, ministrado os cursos básicos de Piano e Viola Dedilhada e, posteriormente, alargado o seu âmbito aos cursos de Flauta Transversal, Clarinete, Violino, Saxofone, Flauta de Bisel, Trompete e Percussão.

Atendendo às provas de qualidade, organização e dinamismo demonstradas, foi-lhe atribuída a autorização definitiva de funcionamento em 20 de Julho de 1999 pela Direcção Regional de Educação do Centro (DREC), tendo a sua acção sido altamente valorizada pela inauguração do Centro Cultural da Branca em 29 de Abril de 2006.

No ano lectivo 2006/2007, o Conservatório abriu o curso básico oficial da Dança, reconhecido pela DREC, sendo a única escola a ministrar este curso no distrito de Aveiro, transformando-se numa verdadeira escola artística. Paralelamente, começou a ministrar o Curso Livre de Danças de Salão.

Continuando o seu desenvolvimento natural, no ano lectivo de 2007/2008, abriu diversos cursos em regime livre (Pintura, Teatro e Hip Hop) e criando também uma disciplina chamada Garage Band. Por outro lado, o curso de Música foi estruturado de forma a estar presente em todas as etapas da vida dos jovens (dos três meses de idade até à entrada para o ensino superior), com a criação da disciplina Música para Bebés e da Pré-iniciação.

No ano lectivo de 2008/2009, o CMJ apresenta várias novidades, com especial destaque para a abertura de dois Cursos Profissionais, de Nível III (10º, 11º e 12º ano): Instrumentista de Sopros e Percussão e Artes do Espectáculo - Interpretação, homologados pela DREC e com a possibilidade de encaminhar os alunos para o Ensino Superior.

Paralelamente, dá-se a abertura do Curso de Música Pop Rock e Jazz, um projecto inédito a nível nacional, e que apresenta como principais objectivos a promoção da formação artística, a dinamização da vida artística da região e o acesso ao ensino superior, na área do Jazz, no Porto, Lisboa e Évora.

Fonte: net (adaptado)

Videos: JobraCanal, Promocional

Sem comentários: