segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

José Mourisca, Conselheiro (1872-1945)


Era natural de Albergaria-a-Velha onde nasceu em 1872 oriundo de uma família numerosa dedicada à vida comercial. Fez o liceu em Aveiro e concluiu o curso de Direito em Coimbra, em 1895.

Seguiu a carreira da Magistratura, apenas interrompida durante o período da República em que foi eleito deputado pelo Distrito de Aveiro, em 1921.

Regressado à carreira jurídica, prosseguiu-a com brilho, tendo sido Desambargador e depois Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça.

Dedicado à Jurisprudência, publicou numerosos artigos em revistas da especialidade, até que passou a dirigir a prestigiada “Revista da Justiça”, à frente da qual se manteve durante onze anos. Publicou, ainda, várias obras de foro jurídico, destacando-se um “Código do Processo Penal Anotado”, em 4 volumes.

Já no final da carreira comprou o “chalé” no Largo da Estação, desta vila, onde vinha com a família passar algumas temporadas e conviver com os amigos da juventude.

Foi sempre um republicado liberal, consevando os seus ideais democráticos com discernimento e coerência, pois era dotado de “uma dignidade sólida e de uma rectidão indefectível” (in “Revista da Justiça”, 10.10.1945).

Faleceu em Lisboa, em Setembro de 1945, e o seu funeral fez-se para o cemitério de Albergaria por sua deliberação expressa.

Fonte: António Homem de Albuquerque Pinho, “Gente Ilustre em Albergaria-a-Velha”

O seu filho Carlos Mourisca foi um famoso advogado, tendo participado no célebre processo Herança Sommer.

1 comentário:

Blogger disse...

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=635259