terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Carnaval de Albergaria-a-Velha


É da memória comum que os Carnavais de Albergaria-a-Velha foram, desde a primeira década do séc. XX, dos melhores da região. Eram, sobretudo animados os carnavais de rua com numerosos carros engalanados e simbólicos dos quais se estabeleciam renhidas batalhas de flores, "confettis" e "serpentinas” com as pessoas que decoravam as janelas das estreitas ruas de Santo António, do Hospital e outras e também com as que se alongavam por essas minguadas artérias em trajos de fantasia tantas vezes burlescos.

Até ao deflagrar da 1ª Guerra Mundial ficaram célebres os carnavais de 1910 e 1911 pela exuberância dos carros alegóricos e a imaginação e perfeição que a sua factura apresentava. Serve de exemplo o carro da Rainha do Carnaval de 1911: - Sobre um carro de bois, que um grande estrado prolongava, a coroada rainha sentava-se dentro de uma grande concha que um enorme cisne branco puxava!

Neste cortejo carnavalesco, que merece largos encómios do jornal Aveiro, "A Liberdade", se diz que nele figuravam vinte e tantos carros alegóricos, carruagens de Oliveira de Azeméis e quatro automóveis enfeitados, o que dá uma clara ideia do entusiasmo da população da vila e de outros concelhos pela deslumbrante festa.

E nos anos seguintes outros carnavais brilharam passada a 1ª Grande Guerra.

Na década de vinte os grupos "Modestos" e "Ala Nova" fizeram reaparecer os corsos com riqueza de ideias e de execução até 1930. Seguiram-se épocas de hiatos, por vários motivos, a que não foi alheia a pobreza da época e a 2ª Grande Guerra.

Ressurgiram depois, sobretudo no último quartel do séc. XX, com outros meios técnicos e muita música, outras ideias e influências exógenas, exuberante beleza feminina em escassa roupagem e com a concorrência de grupos infantis e das freguesias do concelho, transmitindo-lhe uma grandeza, aparato e graça que demonstram que mais de meio século não se passou em vão para a gente da nossa terra.

Fonte: António Homem Albuquerque de Pinho

1 comentário:

morski pas disse...

Já foi bom sim senhor, quando as gentes participavam pela diversão, pela comunidade, pela alegria e comvívio...agora e como em tudo e todo o lado...havendo dinheiros envolvidos acaba por extinguir até o melhor dos sonhos!!!