quarta-feira, 11 de março de 2009

Grohe Portugal


Grupo Grohe

O grupo Friedrich Grohe iniciou a sua actividade de fabrico de torneiras sanitárias em 1936, na Alemanha. A internacionalização da sua actividade iniciou-se em 1961, chegando a Portugal em 1996 com a instalação da unidade industrial Fiedrich Grohe – Componentes Sanitários, Lda. na Zona Industrial de Albergaria-a-Velha (Areeiros)

A GROHE AG é actualmente o maior fabricante de produtos sanitários no mundo inteiro, detendo aproximadamente 8% do mercado mundial.


Grohe Portugal

Criada em Março de 1996, a Grohe Portugal, Componentes Sanitários, Lda, inaugurou a 28 de Maio de 1998 a sua fábrica de Albergaria-a-Velha.

Representando então um investimento de cerca de seis milhões de contos, esta unidade destina-se à produção integral de torneiras clássicas e de monocomandos.

Este projecto criou desde logo 255 novos postos de trabalho e levou à produção de um milhão de unidades em 2001, depois de a fábrica ter entrado em plena laboração em Janeiro de 1998.


A Grohe Portugal registou em 2002 um volume de facturação na ordem dos 47 milhões de euros e um total de efectivos de cerca de 300 colaboradores.

Em Maio de 2003 comemorou-se a torneira número "cinco milhões", tendo a Grohe Portugal apresentado, nesse ano, os mais elevados indíces de produtividade do grupo.

E em Novembro de 2003 iniciaram-se as obras de ampliação da unidade industrial que representou um investimento de 21 milhões de euros, dos quais 16 milhões em equipamento produtivo.


A empresa expandiu a sua área coberta em 85 % (20 mil metros quadrados), duplicando a produção. Foram igualmente criados 230 novos postos de trabalho.

Com o novo investimento concretizado em Albergaria-A-Velha, a Grohe Portugal tornou-se a terceira maior fábrica do grupo e a maior fora da Alemanha.

Fontes: Grohe / apambiente / FEUP

Sem comentários: